...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

UERN discute formação de professor no Vale do Açu

Única instituição pública a formar professor no interior do Estado, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) promoveu, através do Campus Avançado Walter de Sá Leitão (CAWSL), de Assú, uma reunião com secretários municipais e Diretorias Regionais de Educação (DIREDs). O encontro que aconteceu na última quarta-feira, 25, apresentou o Plano Nacional de Formação de Professores (PAFOR), como a oportunidade de graduação para os professores da rede pública de ensino do Vale do Açu.

O reitor Pedro Fernandes explicou que a UERN, que já oferta licenciaturas dentro do PAFOR, quer discutir as demandas com a rede básica. “Temos como desafio fixar o professor no município, com políticas de capacitação”, afirmou, conceituando o PAFOR, como um projeto inovador. 

A coordenadora institucional na UERN, professora Helena Perpétua de Aguiar Ferreira, esclareceu que a exigência do PAFOR, que é realizado em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), é o professor estar em sala de aula. Isso tanto para a primeira licenciatura quanto para os que já têm nível superior, mas não estão na área de atuação. “Temos que unir os municípios para consolidar as turmas”, declarou a professora, anunciando que em agosto, serão abertas 11 novas turmas de pedagogia, em Assú.

Lembrando que esse foi o segundo encontro entre a UERN e os representantes da rede estadual de ensino e a diretora do Campus, professora Marlúcia Barros.

Os representantes das Direds e secretarias municipais elogiaram a parceria da UERN com a Educação Básica e destacaram a carência de professores em sala de aula. Entre as disciplinas, foram citadas Matemática, Química, Biologia e Português. 

A oferta de Letras/Libras foi uma das reivindicações da Educação Básica. A Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Inessa Linhares, adiantou que existe um grupo trabalhando o projeto pedagógico que será submetido ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). “Temos uma perspectiva para um futuro bem próximo”, afirmou, acrescentando que criado o curso na graduação, ele poderá ser incluído nas licenciaturas do PAFOR.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support