UERN discute criação de DINTER em Geografia

O Departamento de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) está discutindo a instalação de um Doutorado Interinstitucional (DINTER) em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O assunto foi discutido por professores do Departamento de Geografia e representantes da UFPE com a presença do Reitor Pedro Fernandes e do Vice-Reitor Aldo Gondim. Também estiveram presentes o Pró-Reitor de Administração, Iata Anderson, e o Pró-Reitor Adjunto de Extensão, Adalberto Veronse.

O Reitor Pedro Fernandes deu as boas vindas aos representantes da UFPE. Ele falou de outras parcerias de sucesso em Dinters e Minters com outras universidades. “Temos vários professores sendo qualificados graças a essas parcerias”, acrescentou.

O Reitor colocou a Universidade à disposição da UFPE para a realização da parceria. “A gente manifesta o nosso apoio e o entusiasmo com essa parceria. Duvido que vocês encontrem pessoas mais motivadas e aguerridas do que aqui”, frisou.

Coube ao professor Antonio Carlos da UFPE apresentar as condições para a celebração da parceria. Ele explicou que já tem uma experiência de sucesso com a Universidade Estadual do Piauí (UESPI). “É uma experiência exitosa”, frisou. O professor Antonio Carlos ainda apresentou algumas exigências como a liberação de professores/alunos para fazer o curso em Recife. “Vamos procurar fazer tudo com a maior flexibilidade”, acrescentou.

O Reitor Pedro Fernandes fez questão de ressaltar que fará o possível para garantir as condições para o funcionamento do DINTER.

O chefe do Departamento de Geografia, prof. Dr. Jonaldo Pereira, destacou a importância do DINTER para a qualificação do quadro de professores.

“O curso é formado predominantemente por mestres. Só temos dois doutores e precisamos dessa qualificação pela afirmação do curso”, destacou.

O DINTER será aberto também para professores das áreas de Economia e Turismo. “Será mais uma opção para nossos docentes”, acrescentou.

O curso de Doutorado em Geografia da UFPE é o único a ter conceito seis nas avaliações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (CAPES).