...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

UERN deposita pedido de patente sobre Escala para avaliação de lesão do nervo facial

O Departamento de Inovação e Empreendedorismo (DIE), da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PROGEP/UERN), depositou mais um pedido de patente no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O registro de propriedade intelectual é intitulado “Escala para avaliação de lesão do nervo facial”. 

O pedido de patente é fruto da tese de doutorado do professor da UERN, Lucídio Clebeson de Oliveira, do programa de Psicobiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), orientado pelo prof. Dr. Jeferson Cavalcante (UFRN) e co-orientado pelo prof. Dr. Fausto Guzen.  Os professores José Rodolfo Lopes de Paiva Cavalcanti, Rodrigo Dias Alves, Eligleidson José Vidal de Oliveira, Eudes Euler de Souza Lucena, João Paulo Costa Fernandes também compartilham da autoria do pedido. 

De acordo com Lucídio Clebeson, a escala foi elaborada em virtude da inexistência de uma grandeza que permitisse avaliar de forma completa a lesão do nervo facial. O projeto foi desenvolvido pelo doutorando do UERN no Laboratório de Neurologia Experimental-LabNeuro da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS/UERN).

Assim, a titularidade do pedido de patente é compartilhado entre a UERN e a UFRN. “Essa parceria entre o programa de Psicobiologia da UFRN e LabNeuro da UERN tem sido muito frutífera, com diversas produções científicas e técnicas, além de processos de doutoramento”, destaca Lucídio Clebeson.

Os registros de pedidos de patentes na UERN têm crescido bastante nos último anos. Os números positivos devem-se ao incentivo às produções intelectuais para que elas se transformem em patentes, registros de programa de computador, negócios, startups, projetos e outros, aliado à solidificação e a maturidade de vários programas de pós-graduação que canalizam seus trabalhos para projetos inovadores e com potencial patente e registro. 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support