UERN defende manutenção de bolsas do PIBID

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) está acompanhando atentamente as discussões sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).Esse é o maior programa de iniciação à docência do Estado, com 816 bolsistas, distribuídos em todas as licenciaturas da Instituição.

Segundo o coordenador institucional, Prof. Dr. Francisco Linhares, os 31 subprojetos têm dado uma contribuição significativa para melhorar a formação e valorização dos docentes. “Isso pode ser medido através das notas dos alunos e de seus ingressos em cursos de mestrado da UERN e de outras IES”, afirma, acrescentando que o PIBID também aquece a economia local, uma vez que o programa investe 410 mil reais mensais em bolsas. O professor manifesta preocupação com um possível corte das bolsas, dizendo que a medida implicaria numa queda brutal do programa, comprometendo não apenas a realização de subprojetos, mas no desmonte institucional do PIBID no RN.

Para o reitor Pedro Fernandes, a manutenção do programa de iniciação à docência é significativa para os alunos da UERN e para a educação potiguar.  Diante disso, a UERN está buscando apoio e aguarda que na audiência pública marcada para o dia 24 deste mês, em Brasília, haja uma definição favorável à continuidade do Programa.