...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

UERN dá continuidade à ação em defesa da Serra do Lima, em Patu

Quando uma chama começa, os dias verdes terminam!

Este é o tema central da campanha da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Prefeitura de Patu para conscientizar sobre a recuperação e preservação da Serra do Lima, que foi alvo de incêndios no mês de setembro, comprometendo a fauna e a flora da região.

No último sábado (21) a Universidade realizou uma capacitação de educação ambiental com agentes multiplicadores de Patu, entre eles, professores da educação básica, agentes de saúde, entre outros. A capacitação foi realizada no Campus da UERN em Patu, e conduzida por estudantes da graduação e pós-graduação da Universidade, que desenvolvem pesquisas sobre a fauna, flora e recursos naturais da Serra do Lima e sobre a problemática do lixo.

O prefeito Rivelino Câmara participou da abertura da capacitação e ressaltou a importância da parceria firmada com a UERN em torno da recuperação das áreas atingidas, destacando o projeto elaborado pelos pesquisadores da Universidade e apresentado pelo reitor Pedro Fernandes.

“Sabemos que é imprescindível recuperar as áreas atingidas pelo incêndio em nossa Serra, ao mesmo tempo em que assumimos a tarefa de conscientizar a população para que situações como a ocorrida em setembro não voltem a acontecer”, afirmou o prefeito.

Ainda na abertura, o professor do Departamento de Gestão Ambiental, Wendson Dantas, que representou o reitor Pedro Fernandes no evento, falou sobre o compromisso da Universidade com o município de Patu e com a Serra do Lima, que é campo de pesquisa para estudantes e professores de vários campi da UERN. O professor também falou sobre o trabalho que a Instituição está desenvolvendo junto à Prefeitura para minimizar os efeitos do incêndio.

“É um trabalho a curto, médio e longo prazo. Paralelo ao projeto de educação ambiental, estamos realizando o monitoramento das áreas afetadas a partir das imagens fornecidas pelo Corpo de Bombeiros, fazendo o comparativo com os registros que temos de antes do incêndio. Vamos acompanhar a recuperação natural dessas áreas, principalmente após o período chuvoso, para só então determinar as áreas e as formas que poderemos interferir no sentido do reflorestamento”, explicou o professor.

A capacitação foi marcada pelo protagonismo dos estudantes da graduação e pós-graduação da UERN. Os estudantes Micarla Alves e Cláudio Diêgo apresentaram  “Estudos Ecológicos na Serra do Lima e suas implicações antrópicas”, enquanto Exlley Clemente ministrou palestra sobre “Lixo tecnológico, Redes sociais e suas influências na educação e conscientização”. Egressa da UERN, e estudante da pós-graduação, Isabela Clemente conduziu uma dinâmica finalizando a capacitação. 

Estiveram presentes ao evento, o vice-prefeito Gilberto Moura; o reitor do Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis, padre Telmo Feitosa; a professora Maria de Fátima Dutra, que representou a diretora do Campus de Patu, Cláudia Tomé; a titular da Secretaria Municipal de Educação e da Cultura, Maria Vioneide Linhares; a chefe do Departamento de Meio Ambiente, Shelly Holanda, representando o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Ricardo Vieira, e Sherman Suassuna, coordenador da 4ª Faxina Ecológica.

No domingo (27), alunos, professores e técnicos da UERN participaram da Faxina Ecológica da Serra do Lima. O evento mobilizou uma grande multidão, que retirou o lixo no acesso ao Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis. Os tipos de lixo recolhido no percurso, em geral papel, plástico e garrafa pet, são possíveis causas de incêndio, além de poluir o local, prejudicando as espécies vegetais e animais presentes na Serra do Lima.

Um dos projetos da Universidade é colaborar para que o santuário religioso da Serra do Lima torne-se também um santuário ecológico.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support