UERN dá boas-vindas aos “calouros”

Os alunos que ingressaram neste semestre nos cursos de graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) participaram na manhã desta quarta-feira (11) de um momento de interação com todos os setores da instituição, no Seminário de Ambientação Acadêmica (SAMBA).

Na ocasião, foram apresentadas as principais atividades e ações desenvolvidas na instituição, e os alunos puderam receber orientações sobre o acesso a importantes serviços como assistência estudantil, inclusão, encaminhamento a estágio, internacionalização, entre outros.

“O SAMBA nos mostrou uma visão muito ampla da Universidade. Pudemos perceber que além da sala de aula, existem projetos de extensão e de pesquisa. Acredito que precisamos sempre buscar novas oportunidades, e seguir o que melhor se adeque às nossas necessidades, e aqui pudemos ter uma visão geral sobre essas oportunidades”, afirmou a aluna do curso de Direito, Carolina Fernandes.

De acordo com o diretor de Assistência Estudantil da UERN, Erison Natécio, e coordenador do SAMBA, este é exatamente o objetivo do evento, que é realizado a cada início de semestre. “A transição do ensino fundamental para o ensino superior é uma mudança de realidade muito grande, e demora um pouco para os alunos de primeiro semestre entenderem como funciona essa nova realidade. Com o SAMBA, queremos não apenas dizer ‘sejam bem-vindos’ mas também apresentar todas as possibilidades que eles podem ter nessa instituição”.

Aluno do curso de Economia, Victor Costa ingressou na UERN através do sistema de cotas, e afirmou que no SAMBA teve a oportunidade de conhecer o trabalho de Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN) e que está bastante motivado para o curso que está iniciando. “O SAMBA foi bom pela recepção, apresentou a interação da UERN com os alunos e minha expectativa é me formar, conquistar o mestrado e doutorado, e seguir na área”.

Estudante do curso de Medicina, Ana Karoline também demonstrou grande empolgação com o início do curso e destacou a importância no momento proporcionado pelo SAMBA. Ela também destacou o papel social da UERN para a formação de profissionais no Estado.  “É um momento muito importante para a gente conhecer a Universidade, conhecer tudo o que ela pode nos oferecer. É uma universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no interior do Rio Grande do Norte e que faz os profissionais que vão atuar no nosso Estado. Como potiguar, eu espero poder fazer a diferença no nosso Estado”.

O reitor Pedro Fernandes participou do SAMBA e deu as boas-vindas aos “calouros”. Ele apresentou algumas das possibilidades disponibilizadas pela UERN de realizar parte do curso de graduação em outras instituições do Brasil, e até em outros países. Também destacou a importância dos alunos realizarem atividades de pesquisa e extensão, e assim, aprimorar sua formação acadêmica. O reitor também provocou os alunos recém-chegados à instituição a sempre buscar novas oportunidades. “O SAMBA tem o propósito de proporcionar essa  ambientação, mas também de apresentar aos novos discentes da UERN um ensino superior onde não basta cumprir a grade curricular e tirar as melhores notas, é preciso saber e praticar pesquisa, extensão, conhecer o ensino a distância, a acessibilidade, e uma série de  ações transversais que contribuem para uma formação completa do profissional”.

Ainda segundo o coordenador do SAMBA, ações semelhantes estão sendo desenvolvidas nos demais campi da instituição, de acordo com a programação de cada unidade.