...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

UERN dá boas-vindas aos “calouros”

Os alunos que ingressaram neste semestre nos cursos de graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) participaram na manhã desta quarta-feira (11) de um momento de interação com todos os setores da instituição, no Seminário de Ambientação Acadêmica (SAMBA).

Na ocasião, foram apresentadas as principais atividades e ações desenvolvidas na instituição, e os alunos puderam receber orientações sobre o acesso a importantes serviços como assistência estudantil, inclusão, encaminhamento a estágio, internacionalização, entre outros.

“O SAMBA nos mostrou uma visão muito ampla da Universidade. Pudemos perceber que além da sala de aula, existem projetos de extensão e de pesquisa. Acredito que precisamos sempre buscar novas oportunidades, e seguir o que melhor se adeque às nossas necessidades, e aqui pudemos ter uma visão geral sobre essas oportunidades”, afirmou a aluna do curso de Direito, Carolina Fernandes.

De acordo com o diretor de Assistência Estudantil da UERN, Erison Natécio, e coordenador do SAMBA, este é exatamente o objetivo do evento, que é realizado a cada início de semestre. “A transição do ensino fundamental para o ensino superior é uma mudança de realidade muito grande, e demora um pouco para os alunos de primeiro semestre entenderem como funciona essa nova realidade. Com o SAMBA, queremos não apenas dizer ‘sejam bem-vindos’ mas também apresentar todas as possibilidades que eles podem ter nessa instituição”.

Aluno do curso de Economia, Victor Costa ingressou na UERN através do sistema de cotas, e afirmou que no SAMBA teve a oportunidade de conhecer o trabalho de Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN) e que está bastante motivado para o curso que está iniciando. “O SAMBA foi bom pela recepção, apresentou a interação da UERN com os alunos e minha expectativa é me formar, conquistar o mestrado e doutorado, e seguir na área”.

Estudante do curso de Medicina, Ana Karoline também demonstrou grande empolgação com o início do curso e destacou a importância no momento proporcionado pelo SAMBA. Ela também destacou o papel social da UERN para a formação de profissionais no Estado.  “É um momento muito importante para a gente conhecer a Universidade, conhecer tudo o que ela pode nos oferecer. É uma universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no interior do Rio Grande do Norte e que faz os profissionais que vão atuar no nosso Estado. Como potiguar, eu espero poder fazer a diferença no nosso Estado”.

O reitor Pedro Fernandes participou do SAMBA e deu as boas-vindas aos “calouros”. Ele apresentou algumas das possibilidades disponibilizadas pela UERN de realizar parte do curso de graduação em outras instituições do Brasil, e até em outros países. Também destacou a importância dos alunos realizarem atividades de pesquisa e extensão, e assim, aprimorar sua formação acadêmica. O reitor também provocou os alunos recém-chegados à instituição a sempre buscar novas oportunidades. “O SAMBA tem o propósito de proporcionar essa  ambientação, mas também de apresentar aos novos discentes da UERN um ensino superior onde não basta cumprir a grade curricular e tirar as melhores notas, é preciso saber e praticar pesquisa, extensão, conhecer o ensino a distância, a acessibilidade, e uma série de  ações transversais que contribuem para uma formação completa do profissional”.

Ainda segundo o coordenador do SAMBA, ações semelhantes estão sendo desenvolvidas nos demais campi da instituição, de acordo com a programação de cada unidade.

 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support