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UERN: cursos reconhecidos e de qualidade

O crescimento da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Uern nos últimos anos é facilmente percebido quando se analisa, por exemplo, os índices de qualidade dos cursos de graduação, todos reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação, vale salientar, e outros indicadores como os que atestam a Instituição como sendo socialmente referenciada.

No último resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade, divulgado em dezembro de 2019, a Uern teve quatro cursos considerados excelentes e com nota máxima de 5 (Direito no Campus Avançado de Natal e, no Campus Central, Publicidade e Propaganda; Direito e Serviço Social). Ainda há nove cursos com nota 4 e 21 com nota 3.

O Enade é um dos apontadores utilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep e Ministério da Educação – MEC para a construção do IGC.

Soma-se ao conceito da prova a nota dos questionários respondidos pelos alunos concluintes referentes à Avaliação da Dimensão Pedagógica e Infraestrutura; Avaliação do Corpo Docente (titulação e regime de trabalho) e o Índice de Desempenho Observado e Esperado – IDD, que consiste em uma avaliação do desenvolvimento de competências conquistadas pelos alunos ao longo do curso.

Com esses índices, o Inep/MEC fornece o Conceito Preliminar dos Cursos – CPC. Da média dos CPC dos cursos mais o conceito Capes da Pós-graduação e o número de vagas ofertadas, tem-se o IGC, estando o da Uern na faixa 3, a mesma em que aproximadamente 70% das instituições de ensino superior do país estão.

Na Uern, o IGC era 2,54 em 2014, passou para 2,56 em 2015 e se manteve em 2016. Em 2017 foi para 2,67 e em 2018 saltou para 2,89.

“Em 2017, na gestão do Reitor Pedro Fernandes, a Assessoria de Avaliação Institucional, o Pesquisador Institucional e a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação – Proeg assumiram o compromisso de realizar um trabalho sistemático e comprometido com a melhoria dos indicadores de avaliação externa dos cursos de graduação da Uern. O resultado do trabalho é visível no incremento do IGC, faltando 0,06 para se chegar à faixa 4”, comentou a professora Dra. Mayra Rodrigues, assessora de Avaliação Institucional.

O reitor Pedro Fernandes destaca que além de ser avaliada pelo Conselho Estadual de Educação – com essa avaliação sendo pelos cursos, no reconhecimento e ou renovação do reconhecimento, e pela própria instituição através do recredenciamento – a Uern participa de avaliações a nível nacional em que figuram diversas instituições que recebem investimentos os quais a instituição potiguar não tem acesso.

“Nos dá muito orgulho de ver todos esses indicadores avançando, mesmo com várias dificuldades de infraestrutura, mas no que tange ao corpo docente, projeto pedagógico, pós-graduação, a participação dos docentes em pesquisa, extensão, programas como o Pibid, Parfor, tudo isso faz com que a nossa instituição venha melhorando no ponto de vista dessas avaliações. Importante destacar que o grande desafio é ser avaliado tendo investimentos bem inferiores, mas temos encarado com muita seriedade e responsabilidade. A comunidade acadêmica da Uern tem merecido muitos aplausos”, avaliou Pedro Fernandes.

Para o pró-reitor de Ensino de Graduação, Wendson Dantas, esses resultados demonstram o comprometimento com uma política permanente e contínua de avaliação dos cursos que vem sendo conduzida pela Proeg com a participação de diversos atores – Pró-reitorias, Avaliação Institucional, Pesquisador Institucional, unidades e departamentos, professores, alunos e técnicos administrativos.

“O envolvimento e compromisso de todos nesse processo tem levado a uma melhoria contínua da qualidade de nossos cursos, atestada por órgãos avaliadores, como o Conselho Estadual de Educação. Todo o trabalho desenvolvido e em andamento reforça nossa expectativa de melhores resultados no Enade e o aumento do nosso IGC”, comentou.

RAZÕES

Estudos dos indicadores, acompanhamento sistemático dos resultados, seminários Enade junto aos coordenadores dos cursos de graduação, orientação para respostas aos Questionários Enade, acolhida aos alunos nos locais de prova, ampliação das ofertas de cursos e vagas na Pós-graduação e a política de formação continuada de docentes chegando a quase 100% de Mestres e Doutores são os principais fatores que influenciaram a melhoria dos resultados.

Indicadores apontam UERN como socialmente referenciada

A assessora de Avaliação Institucional da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte –Uern, professora Dra. Mayra Rodrigues, explica que as Instituições de Ensino Superior – IESs, além do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade, participam de outros avaliadores como o Ranking Universitário Folha – RUF, o Guia do Estudante, o Ranking de Internacionalização, de Inclusão, entre outros.

“Todos esses rankings se alimentam de informações do Censo de Educação Superior –Censup, que a Uern tem melhorado significativamente em função de um acompanhamento sistemático e criterioso dos dados informados ao Censo pelo Pesquisador Institucional”, complementou Mayra Rodrigues.

De acordo com a Revista Quero, utilizando dados divulgados pelo Ministério da Educação no Censo da Educação 2018, a Uern está entre as instituições brasileiras com maior representatividade de pessoas com deficiência, ocupando o 11º no ranking nacional.

Conforme dados da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas – Dain, atualmente a Uern conta com 205 estudantes, quatro docentes e 14 técnicos com alguma deficiência.

O mesmo veículo de comunicação apontou, em novembro de 2019, que a Universidade está entre as 20 do Brasil com maior representatividade negra em seu corpo docente.

Com 435 (45%) professores negros, a Uern ficou em 14º lugar no ranking elaborado tendo como base o Censo da Educação Superior realizado pelo Ministério da Educação em 2018. A publicação, ao elaborar o ranking, filtrou as universidades que tinham mais de 500 professores em exercício.

A Universidade também é destaque em inovação, segundo o ranking de Universidades Empreendedoras 2019 – RUE, divulgado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior) em março deste ano. Conforme o levantamento, a Instituição ocupa a primeira posição entre as universidades públicas e privadas do Rio Grande do Norte neste critério.

No ranking geral, a Uern ocupa a 12ª posição entre as universidades de todo o País no quesito, ficando à frente das Universidades Federal do RN – UFRN, 18ª posição; Federal Rural do Semi-Árido – Ufersa, 22ª; e Potiguar – UnP, 88ª.

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