UERN contribuirá com a SESAP em mutirão da Saúde frente à criança e família, no contexto da Microcefalia

Durante uma reunião realizada na tarde de hoje, 3 de maio, sobre “A Atenção a Saúde frente à Criança e à Família, no contexto da Microcefalia: o papel da UERN”, proposta pela coordenadoria de Atenção Básica da Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP), a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) aceitou o convite de contribuir com o trabalho que vem sendo executado no Estado.

A ideia é realizar, ainda neste mês, um Mutirão em Mossoró – a exemplo do que ocorrerá em Natal no próximo sábado, 7 de maio. Na ocasião, serão realizados testes e exames específicos que diagnosticam a microcefalia. Outros exames mais complexos serão marcados. A força-tarefa deve reunir outras entidades, como universidades e a Secretaria Municipal de Saúde.

O vice-reitor Aldo Gondim conduziu a reunião, que contou com a presença de profissionais da coordenadoria de Atenção Básica da SESAP, bem como professores da Faculdade de Enfermagem (FAEN) e da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS).

Na oportunidade, os professores da UERN compartilharam as ações realizadas no contexto da Instituição, como o Simpósio realizado no sábado passado, 30 de abril, sobre a realidade do Zika Vírus em Mossoró – uma ação da FAEN e da FACS.

Preocupados com os protocolos, os exames e a estrutura necessária para atender os 165 casos de microcefalia notificados no âmbito da 2ª e da 8ª URSAPs – que englobam mais de 80 municípios potiguares – os professores apontaram caminhos, sugeriram parcerias e cobraram um sistema que possibilite atendimentos futuros de casos suspeitos de microcefalia.

Outras reuniões serão realizadas posteriormente para definição das ações, data e local.