UERN contribui com o Hemocentro Regional de Mossoró

A Diretoria de Desenvolvimento Social (DIRDES/PROEX), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), realizará a “I Campanha UERN Sangue Bom” que tem como objetivo sensibilizar e conscientizar toda a comunidade universitária da UERN quanto a importância da doação de sangue.

A campanha acontecerá no dia 10 de outubro de 2012 (quarta-feira, manhã e tarde). Na oportunidade, o ônibus do Hemocentro Regional de Mossoró estará no Câmpus Central da UERN em Mossoró, coletando as doações.

Para doar sangue é preciso:

– Estar saudável;
– Apresentar um documento oficial com foto;
– Ter entre 16 e 67 anos * Menores de 18 anos tem que ter autorização dos pais ou responsáveis;
– Pesar mais de 50kg;
– Antes da doação, fazer refeições leves e não gordurosas.

Atenção!!!!Homens: podem doar sangue a cada 2 meses, até 4 vezes por ano;
Mulheres: podem doar sangue a cada 3 meses, até 3 vezes por ano.

MITOS E DÚVIDAS

• Quais são os requisitos básicos para ser um candidato à doação de sangue?
Para ser um candidato à doação de sangue o voluntário deve estar bem de saúde, trazer um documento oficial de identidade com foto, pesar mais de 50 quilos e ter entre 16 e 67 anos*. Não é necessário estar em jejum. Deve-se somente evitar a ingestão de alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e o uso de bebidas alcoólicas 24 horas antes. Mulheres grávidas ou amamentando NÃO devem doar sangue.
  1. Qualquer pessoa pode doar sangue?
Sim, qualquer pessoa que esteja dentro das descrições acima pode se candidatar à doação de sangue. Há critérios que permitem ou impedem a realização da doação de sangue. Tais critérios são determinados por Normas Técnicas do Ministério da Saúde e visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue.
  • Como é o procedimento da doação?
O voluntário primeiro efetua seu cadastro. Depois isso, ele passa pelo processo de preenchimento do questionário, a triagem clínica, hidratação, alimentação e por fim a doação de sangue. Todo esse processo dura cerca de 30 minutos.
  • O que acontece com o sangue após a doação?
Cada bolsa de sangue coletada contém 450ml. Para realizar os exames sorológicos, são retirados 20ml a mais do sangue doado. Após a doação, o sangue passa pelo seguinte ciclo:
1) Separação de Hemocomponentes– a bolsa de sangue total é centrifugada e separada em três componentes: concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas e plasma.
2) Exames laboratoriais – são realizados exames para determinação do grupo sanguíneo e para detecção de doenças transmissíveis pelo sangue.
3) Liberação da bolsa – feitos os exames laboratoriais, a bolsa de sangue é liberada para transfusão.
4) Transfusão– o sangue é utilizado principalmente nas grandes emergências dos hospitais, cirurgias e também em pacientes com doenças oncológicas e hematológicas.
  • Tenho tatuagem. Eu posso doar?
Sim, basta que a tatuagem tenha sido feita há mais de 12 meses. Antes deste período, o voluntário é considerado inapto para a doação.

Mais informações pelo fone 84-3315-2234.