UERN conquista seu primeiro curso de Doutorado na área de Letras

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) conquistou seu primeiro curso de Doutorado. Com conceito 4, o Doutorado em Letras, que será oferecido no Campus Avançado “Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia” (CAMEAM), em Pau dos Ferros, foi um dos cursos aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que divulgou nesta segunda-feira, dia 22, os resultados da apreciação de propostas de cursos novos (APCNs).

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), prof. Dr. Manoel Freire Rodrigues, destaca que essa conquista é fruto de muita dedicação e trabalho criterioso da equipe: “A Capes aprovou com conceito 4 e sem nenhuma diligência. Isso é muito importante, deixa a equipe muito feliz e ao mesmo tempo com o peso da responsabilidade”, afirmou Manoel Freire.

O edital do Doutorado em Letras deve ser lançado entre o final de janeiro e início de fevereiro de 2015, com oferta inicial de 12 vagas. “Temos 14 professores, sendo que dois são colaboradores. Inicialmente iremos trabalhar a orientação com um aluno por professor”, ressaltou Manoel Freire.

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. João Maria, destaca que o curso de doutorado é reflexo da consolidação do Mestrado em Letras, implantado no CAMEAM/UERN, desde 2008. “O Programa de Pós-Graduação em Letras já vinha amadurecendo gradualmente essa proposta de doutorado. A qualificação dos alunos de Mestrado sempre obedecia os prazos, além disso a maioria dos docentes já tem em média 10 anos de doutorado. A proposta foi muito bem elaborada”, avaliou João Maria.

Pau dos Ferros torna-se a menor cidade do país a formar doutores

O diretor do CAMEAM, prof. Dr. Gilton Sampaio, e o reitor da UERN, Pedro Fernandes, destacam o ineditismo de Pau dos Ferros. Situada no Alto Oeste potiguar, com cerca de 30 mil habitantes, a pequena cidade se diferencia de outras, de igual porte, pelo seu potencial acadêmico. “É a menor cidade do Brasil a formar doutores. Assume uma referência nacional, temos mais de 30 doutores em nosso Campus”, destaca Gilton Sampaio.

O reitor Pedro Fernandes ressalta a dificuldade de fixar esses doutores: “Estamos extremamente orgulhosos, principalmente porque conhecemos a dificuldade de fixar doutores no interior, pois não há uma política nacional direcionada a pequenos municípios. Pau dos Ferros é uma cidade diferenciada e todos os professores envolvidos estão de parabéns. Estamos muito felizes por essa conquista e conscientes de que ela também é resultado do trabalho feito nas gestões passadas”, reconheceu Pedro Fernandes

Gilton Sampaio já vislumbra novas conquistas: “Como professor e por ser membro dessa equipe de articulação, não há palavras para descrever essa felicidade. É importante destacar que foi uma proposta coletiva da Universidade, temos orgulho de ter o primeiro doutorado da UERN. Já enxergamos a possibilidade de ampliar os convênios nacionais e internacionais, queremos realizar parcerias com outros continentes e isso vai ser possível com o doutorado”, argumentou Gilton Sampaio.