Uern conquista nova patente no dia em que comemora seus 53 anos

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) recebeu um presente de aniversário especial no dia em que comemorou seus 53 anos. A instituição, que apresentou nos últimos oito anos um salto significativo em pesquisa e inovação, conquistou mais uma patente, desta vez, como cotitular, ao lado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A patente de invenção, de autoria do professor do departamento de Química da Uern, Carlos Henrique Catunda Pinto, em coautoria com Ana Clea Marinho Miranda Catunda, Renata Martins Braga, Dulce Maria de Araújo Melo e Marcus Antônio de Freitas Melo, é intitulada “Célula e Processo de Hidrofobização de Materiais”.

Trata-se de um equipamento para produção de materiais hidrofóbicos utilizando um novo processo de hidrofobização de materiais diversos em sistema fechado (célula de hidrofobização CHF), capaz de transformar um material para que ele passe a repelir a água.

Segundo a professora da UFRN, Ana Clea Marinho, os materiais hidrofobizados por essa tecnologia são mais eficientes e melhoram a sua capacidade de absorver e sorver líquidos e vapores de compostos orgânicos poluidores presentes nas águas, solos e ar. Desta forma, contribuem para o desenvolvimento das tecnologias mais limpas para tratamento desses sistemas contaminados por compostos orgânicos, com consequente redução dos impactos ambientais.

“O novo sistema de hidrofobização, composto pela célula de hidrofobização CHF, que utiliza-se do método de hidrofobização in-situ no estado vapor em sistema fechado, é novo na produção de materiais hidrofóbicos e tem, como principal vantagem, minimizar as perdas dos agentes hidrofobizantes por evaporação que ocorrem em sistemas abertos desenvolvidos e patenteados atualmente”, coloca Carlos Henrique Catunda Pinto.

O Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI) concedeu o patenteamento do dispositivo e do processo de hidrofobização de materiais pelo período de 20 anos.

A Agência de Inovação da Reitoria da UFRN (Agir) produziu um vídeo com o professor Carlos Henrique Catunda explicando aspectos adicionais da nova tecnologia. O vídeo está disponível no instagram da Agir, no link https://www.instagram.com/agirufrn/?hl=pt-br.

Com informações da Agência de Inovação da Reitoria da UFRN (Agir/UFRN)
Foto: Cícero Oliveira Agir/UFRN