UERN CONQUISTA MAIS UM MESTRADO

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) aprovou mais um curso de pós-graduação para a UERN. Trata-se do Mestrado em Letras, que irá funcionar no Campus Avançado Professora Maria Elisa Albuquerque Maia (CAMEAM), em Pau dos Ferros.

Ao todo, a Capes aprovou 69 cursos de pós-graduação, sendo 3 na área de Lingüística, Letras e Artes, sendo um deles o mestrado da UERN.

O coordenador do curso, professor Gilton Sampaio Araújo, informa que existem três propostas para início do funcionamento do curso. “A primeira delas é para lançamento do edital de seleção em fevereiro próximo, com início das aulas no primeiro semestre letivo de 2008. A outra prevê o lançamento do edital em abril e começo das atividades no segundo semestre de 2008. A terceira hipótese, essa mais remota, é de que as aulas comecem apenas em 2009”, revela Gilton Sampaio. Serão oferecidas 10 vagas.

Gilton Sampaio lembra que para a definição do início do funcionamento do curso serão necessárias conversas com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Carlos Ruiz; com o corpo docente e com o reitor Milton Marques de Medeiros.

O Mestrado em Letras, com concentração em Estudos do Discurso e do Texto, terá duas linhas de pesquisa: “Discussão, Memória e Identidade” e “Texto, Ensino Construção do Sentido”.

A maior parte do corpo docente do mestrado é do CAMEAM. Há ainda professores de Mossoró, Assu e Caicó.

Ainda segundo Gilton Sampaio, a aprovação do Mestrado em Letras será de grande importância para o Alto Oeste. “Há muitas capitais que não contam com um mestrado em Letras. No Nordeste, Aracaju foi a primeira, e agora, Pau dos Ferros. Por isso, estamos trabalhando para começarmos o curso com alta qualidade”, frisa.

O reitor Milton Marques avalia que esse ano foi muito importante para a UERN. “Conquistamos três mestrados, fato que significa a consolidação da pós-graduação em nossa Universidade”, analisa.

O reitor lembra que em toda a sua história a UERN havia contado apenas com um mestrado.

Além do Mestrado em Letras, a UERN conseguiu aprovar, em 2007, na Capes os Mestrados em Ciência da Computação (em parceria com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA) e em Física.

Márcio Alexandre

Agecom-UERN