UERN conquista a maior cota de bolsas para os programas PIBID e Residência Pedagógica no RN

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) foi a instituição com a maior cota de bolsas conquistadas nos editais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) e Programa Residência Pedagógica (RP/CAPES) no Rio Grande do Norte.

O PIBID da UERN ficou em 11º lugar nacional e o Residência Pedagógica alcançou o maior número de bolsas no estado. A UERN foi contemplada com 576 bolsas, 288 para cada programa.

Os programas são significativos no processo de interação entre a Universidade e as escolas da educação básica. O gerenciamento dos programas é da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), vinculada ao Ministério da Educação.

O pró-reitor de Ensino de Graduação da UERN, prof. Wendson Dantas, explica que essas bolsas serão distribuídas entre os projetos a serem desenvolvidos nas diversas escolas públicas localizadas em todas as regiões do Rio Grande do Norte. “Esses programas são importantes para o fortalecimento da educação básica e a UERN, através da execução de programas como esses, continua imprimindo sua marca de universidade socialmente referenciada, demonstrando seu papel essencial para o fortalecimento da educação e consequentemente para o desenvolvimento estratégico do Rio Grande do Norte”, declarou Wendson.

O PIBID oferece aos bolsistas que estão na primeira metade do curso uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.

O Residência Pedagógica integra a Política Nacional de Formação de Professores e objetiva induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, iniciando a imersão do licenciando na escola de educação Básica, na segunda metade do curso.

Resultado PIBID
Resultado Residência Pedagógica