UERN CONCLUI ATUALIZAÇÃO DE DADOS DE PROFESSORES NO CADASTRO NACIONAL DOCENTE

A UERN foi uma das poucas universidades brasileiras a concluir, dentro do prazo, a atualização dos vínculos dos seus professores no Cadastro Nacional Docente, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP/MEC).

Como todos os seus 684 professores – efetivos e provisórios – confirmaram os vínculos institucional e de curso, antes do dia 30 de maio, a UERN conseguiu a validação dos dados junto ao Inep/MEC.
Isso somente foi possível graças à atuação da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) e, em particular, ao trabalho da pesquisadora institucional da UERN, professora Socorro Aragão.
Além de fazer  convocações diárias aos professores para que atualizassem os dados no Cadastro Nacional Docente, a PROEG montou base de apoio para orientar aqueles que tinham dificuldades em acessar o portal Sinaes.

Todos os docentes dos cursos ministrados por instituições de educação superior (exceto os aposentados) estavam obrigados a preencher o Cadastro Nacional de Docentes.
 A base de dados será a oficial do MEC para docentes de todas as universidades. A autorização, o reconhecimento e a renovação de reconhecimento de cursos e habilitações, por exemplo, só poderá ser feita para instituições que tiverem seus professores cadastrados.

O cadastro é determinado pela Portaria do MEC nº 327, de 1º de fevereiro de 2005, e é pré-requisito para abertura de processos de credenciamento e recredenciamento das instituições de ensino superior. Subsidia, também, o reconhecimento e a renovação de reconhecimento de cursos e habilitações. O não preenchimento do cadastro impede que docentes atuem como avaliadores de cursos e de instituições pelo Inep.