Uern concede o grau a graduandos de seis cursos do Campus Avançado de Assú

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) concedeu o grau, na tarde desta terça-feira (21), a graduandos de seis cursos do Campus Avançado de Assú: Ciências Econômicas, Letras – Língua Portuguesa, Letras – Língua Inglesa, Pedagogia, História e Geografia.

Presidiu a solenidade o professor Augusto Sérgio de Oliveira, diretor do Campus Avançado de Assú e apresentou os graduandos Mairton França, titular da Diretoria de Admissão, Registro e Controle Acadêmico (Dirca).

O graduando Thiago Bernardo de França, do curso de História, prestou homenagem às turmas concluintes. Para ele, o momento era “importante e significativo para nós, estudantes trabalhadores, trabalhadoras, filhos e filhas da classe que construiu e constrói essa Uern plural, essa Uern negra, essa Uern colorida, essa Uern que me abraçou, que nos abraçou e que abraça todos nós aqui e que abraça o Rio Grande do Norte. Estar aqui hoje realizando esse discurso é entender todas as pessoas que estiveram juntas e juntos nessa luta, nos mais de quatro anos, é a elas que quero agradecer”.

Professor Rosenilson da Silva Santos, do curso de História, mencionou: “Com relação a essa turma em específico, eu sinto uma tristeza, uma tristeza boa, porque ela vai embora. Uma turma ativa, uma turma muito diligente, muito corajosa. Uma turma que orgulha muito o curso de História”.

Também discursou a professora Ana Luiza Bezerra da Costa Saraiva. “As formaturas para mim sempre são momentos muito emocionantes. Eu sempre choro, porque passa um filme na minha cabeça, eu lembro da minha família, no dia da minha formatura, eu lembro de familiares que já não estão comigo, eu lembro dos meus amigos e da festa que foi aquele momento, porque, para nós, principalmente para os filhos da classe trabalhadora, chegar nesse momento é muito importante. Muitas vezes é o que possibilita ou está diretamente ligado a uma mudança econômica e social na nossa vida”, disse.

A professora Guianezza Mescherichia de Góis Saraiva Meira destacou que “é muito gratificante participar de cada colação de grau. Quem me conhece sabe o quanto me representa vestir os nossos trajes, porque é um percurso muito importante para quem é realmente filha da classe trabalhadora. Eu também sou filha de pescador e consegui me graduar por esta Universidade pública, gratuita e de qualidade. E é a casa em que voltei e hoje exerço a função de docente”.

O professor Francisco Afrânio parabenizou a todos.

A graduanda Jully Moura destacou ser a primeira mulher trans do município a cursar o ensino superior. “Então, estou muito feliz, já me emocionei bastante. Fiquei muito arrepiada com a fala de todos vocês. Dizer que todos aqui passaram por perrengues e dificuldades, mas não desistiram. Assim como eu, enfrentaram tudo para estar aqui vivendo este momento”, declarou.

Por fim, o professor Augusto Sérgio mencionou que, atualmente, o mais difícil não é ingressar numa Universidade, mas concluir o ensino superior. “Nós, professores, sabemos das dificuldades que vocês enfrentaram para chegar até aqui, por isso temos orgulho de termos compartilhado dessa história”, afirmou.