...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

UERN comemora revogação de portaria que alterava o maior programa de iniciação à docência no RN

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) considerou uma grande conquista das universidades públicas brasileiras, a revogação da Portaria n° 46 publicada em 11 de abril desse ano, que aprovava um novo Regulamento para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID). A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/ MEC) atendeu ao movimento capitaneado pela Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) e Fórum de Coordenadores do PIBID com a participação de outras instituições representativas de professores e alunos dos cursos de licenciatura e da rede básica.

Com a revogação, será iniciada uma nova luta. “Precisamos que o Ministério da Educação mantenha o diálogo para que seja preservada a identidade do PIBID. Que haja restruturação, mas que seja para melhorar esse programa que é muito expressivo tanto para as instituições de nível superior quanto para a rede básica de ensino”, conceitua o reitor Pedro Fernandes. Ele lembra que dentre as universidades públicas do RN, a UERN é quem conduz o maior programa de iniciação à docência no Estado e que a instituição é quem forma professores no interior.

O PIBID está presente nos seis campi avançados. Em 2010, a UERN concorreu ao primeiro edital do programa, implementando um Projeto Institucional com 06 subprojetos. Em 2011, foi implantado um segundo com mais 05 subprojetos. Já em 2012 o projeto foi ampliado e a Universidade acrescentou mais 09 subprojetos, tendo novamente sido reforçado no ano de 2013, contando, atualmente, com 31 subprojetos e 830 bolsistas, atualmente.

“As pesquisas e relatórios já produzidos ao longo desses seis anos demonstram que a partir de sua implantação, no âmbito da UERN, o PIBID vem se constituindo em um espaço de dinamização das licenciaturas e das escolas parceiras. O programa contribui, sobremaneira, para com uma nova visão acerca das licenciaturas, valorizando-as enquanto atividade profissional importante e cada vez mais necessária à sociedade contemporânea”, destaca a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Inessa Linhares.

Ainda durante a vigência da portaria 046/2016, A UERN aderiu à repactuação do Programa, tendo submetido 20 subprojetos ao edital do PIBID 2016, e está aguardando a divulgação dos resultados pela CAPES.

Durante os próximos dias deverá sair nova portaria regulamentando o Programa.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support