UERN COMEMORA 43 ANOS COM A TRADICIONAL ASSEMBLEIA UNIVERSITÁRIA

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) comemora na próxima quarta-feira, 28 de setembro, 43 anos de fundação. Uma Missa em Ação de Graça será celebrada às 8h, na Capela de Mãe Rainha. O magnífico reitor Milton Marques de Medeiros convida toda a comunidade uerniana e sociedade em geral para participarem das comemorações.

À noite ocorrerá a tradicional Assembleia Universitária, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, a partir das 19h. Durante a solenidade serão agraciadas personalidades com a Comenda da Abolição. Este ano, o tema da medalha é “Liberdade pela Dedicação à Arte e à Cultura Nordestina”. Em virtude do movimento grevista dos segmentos docente, discente e técnico administrativo, não houve tempo hábil para realizar a concessão dos títulos honoríficos.

Homenageados com a Medalha da Abolição:
Tema: “Liberdade pela Dedicação à Arte e à Cultura Nordestina”

Deífilo Gurgel dos Santos – escritor folclorista
Francisco César Gonçalves (Chico César) – cantor, compositor e atual secretário de Cultura da Paraíba
Marieta Lima de Medeiros – artista plástica
Sebastião de Araújo Alves das Graças – professor do Conservatório de Música D’alva Stella Nogueira Freire

Capilaridade – A UERN está presente, de forma direta, com seus campi avançados e núcleos de educação superior, em 17 cidades do Rio Grande do Norte. São 6 campi, incluindo o Campus Central, em Mossoró, e 11 núcleos. Os campi avançados localizam-se em Assu, Pau dos Ferros, Patu, Natal e Caicó. Os núcleos estão sediados nas cidades de Areia Branca, Apodi, Caraúbas, Umarizal, São Miguel, Alexandria, João Câmara, Touros, Macau, Nova Cruz e Santa Cruz. Fortalecendo sua presença no estado, não há uma só cidade à distância de mais de 70 km de uma dessas unidades universitárias.

Datas – A UERN foi criada pela lei municipal 20/68, em 1968, pelo então prefeito Raimundo Soares de Souza e sua nomenclatura era Universidade Regional do Rio Grande do Norte (URRN). Em 1987, o então governador Radir Pereira, depois de uma luta encabeçada pelo então reitor Padre Sátiro Cavalcanti Dantas, estadualizou a instituição em 8 de janeiro daquele ano. A UERN já contava com o Campus Central, Campus de Assu, Patu e Pau dos Ferros.