...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern Caicó reinicia Programa de Extensão com novos projetos

Os cursos de Filosofia e Enfermagem do Campus de Caicó seguem implementando novas ações dentro do “Programa de Extensão Memória, Identidade e Formação social do Sujeito: o caráter social da vida humana e a constituição do Self Social da UERN”, criado em 2017, quando iniciou com o Projeto de Educação e Saúde, dentre eles o “Espelho da Vida”, conclamando a “Polis Educadora-interprofissionalidade” para reflexividade e autorreflexividade sobre o suicídio e projeto de vida.

No último dia 10, em São João do Sabugi/RN, a Uern Caicó convidou os profissionais de saúde, educação, assistência social, NASF, CRAS, estudantes da Universidade, gestores, Câmara de Vereadores e a Prefeitura Municipal, para construir coletivamente e discutir o novo projeto ViverDignamente, com a elaboração e apreciação das propostas de ações educativas filosóficas e interprofissionais, para a promoção da saúde mental na polis educadora.

O encontro aconteceu na Loja Maçônica da cidade, realizado em parceria com os titulares das Secretarias Municipais de Saúde, Miriam de Medeiros Alencar; de Educação, Kamila Souza de Morais, e de Assistência, Francisco Rafael de Morais; além da psicóloga Jessyca Luana Santos Brito e da Fisioterapeuta Maria Glícia Xavier da Costa.

O Programa de Extensão, coordenado pela Profa. Dra. Shirlene Santos Mafra Medeiros, Prof. Dr. Benjamim Julião de Góis, Profa. Ma. Regilene Portela e Profa. Ma. Ana Lúcia França de Medeiros, também efetiva ações nos municípios de Caicó, Carnaúba dos Dantas e Cruzeta.

“Em São João do Sabugi, o ViverDignamente, além de promover a saúde física e mental, pretende combater o suicídio, articulando Saúde, Educação e Assistência Social, envolvendo a comunidade, através das famílias e sociedade civil”, explica a profa. Shirlene, acrescentando que o plano de ações também conta com o braço da Psicologia Social.

Em Carnaúba dos Dantas, são desenvolvidas ações de educação e saúde. A Profa. Ana Lúcia, do curso de Enfermagem, a psicopedagoga Maria de Fátima Medeiros e a vereadora Marli Medeiros articulam as ações com as secretarias municipais, e têm o apoio de alunos voluntários para atividades com grupos de idosos e cuidadores, em busca e incentivar a autonomia, o cuidar de si, o cuidar do outro e o cuidado social. Na área da Educação, o Programa oferece formação social de professores das redes municipal e estadual, bem como, trabalha a Filosofia nas salas de aula do Ensino Fundamental.

Em Caicó, o Programa vai iniciar projeto de educação de valores, com a formação de professores da rede de ensino municipal.

“É assim que nosso Programa de Extensão atua: Primeiro promovendo capacitação e depois, construindo projetos de ações em educação e saúde”, conta a coordenadora.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support