...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

UERN buscará apoio de parlamentares e empresários para o CTSAL

Com a aprovação do projeto do Centro de Tecnologia do Sal do RN (CTSAL) pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o Reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pedro Fernandes, disse que a instituição vai cumprir uma nova etapa. A UERN agora vai buscar apoio da bancada federal e da classe empresarial de Mossoró para a viabilização do projeto.

O Reitor solicitará aos deputados e senadores emendas ao Orçamento Geral da União (OGU) 2014 e também a participação direta da indústria salineira para que o CTSAL possa ser ser construído, abrindo novas perspectivas para o aproveitamento o fortalecimento da principal atividade econômica da região.

Dentro da àrea de pesquisa, o Centro de Tecnologia do Sal quer realizar análises qualitativas e quantitativas das águas-mães, monitorar a qualidade do sal produzido na região, monitorar as ações de recuperação das áreas degradadas decorrentes da atividade salineira e estudar os impactos ambientais causados pelo descarte das águas-mães.

O CTSAL-RN pretende, ainda, usar da água-mãe no tratamento de efluentes da indústria têxtil e acompanhar a saúde dos trabalhadores das indústrias salineiras.

O Reitor deve convocar uma reunião com o setor salineiro nos próximos dias. O projeto do CTSAL é um investimento de R$ 3,8 milhões e pretende explorar outras riquezas minerais do Estado.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support