UERN busca alternativa para ampliar conexão de Internet no Campus Central

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) está buscando alternativas para uma melhor conexão de internet no Campus Central e, consequentemente, aumento da eficiência da administração pública, com foco no ensino, pesquisa e extensão. A nova rede ampliará ainda a inclusão digital de toda comunidade acadêmica.

Um passo importante para a realização desta meta foi a criação da rede Giga Mossoró, constituída por um comitê gestor e um comitê técnico compostos por membros das UERN, UFERSA, IFRN e RNP. Diante de um contexto nacional que impossibilita, temporariamente, novos investimentos da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) para a implantação de um anel de 6 KM interligando UERN/UFERSA/IFRN, estas instituições buscam através destes comitês superar as dificuldades construindo um acesso radial, por meio de um enlace de fibra ótica, interligando inicialmente a UERN e a UFERSA, expandindo assim os serviços de conectividade.

O diretor do comitê gestor da Rede Giga Mossoró, professor André Pedro Fernandes Neto, menciona que esse acesso radial será apenas parte do projeto e explica que com a criação do comitê, as instituições passam a ter um tratamento igualitário pela Rede Nacional de Pesquisa, sendo identificadas como instituições parceiras e destacando a importância da integração entre a UERN, UFERSA e IFRN.

A previsão é que o projeto do anel da Giga Mossoró deve ser concluído em 2016. Até lá, a UERN avança na conexão de internet por meio da interligação radial com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

A nova rede funcionará com velocidade de até 200 Mb, conforme o professor. “Será 7 vezes o que temos hoje”, explica o reitor Pedro Fernandes, considerando a rede Giga Mossoró uma oportunidade única para a UERN e instituições parceiras.

O reitor elogiou o apoio da UFERSA para a implantação da rede ótica que deverá ser ampliada para os Campi Avançados da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.