UERN auxilia na implantação do Comitê de Ética e Pesquisa no IFRN

Na última sexta-feira, 17, o Conselho Superior (Consup) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) aprovou o Regimento do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Instituto (CEP/IFRN). O processo que culminou na implantação do comitê no Instituto teve participação efetiva da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Esse processo teve início em 2018. “Fomos procurados pelo Pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFRN para que nós pudéssemos orientá-los sobre os passos necessários para instalar o Comitê”, lembra o então coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres humanos na UERN, Pablo de Castro Santos. Na época, o coordenador explicou como estrutura-se o comitê, as suas finalidades e os objetivos, além de expor sobre a composição e o seu funcionamento. Também foi dado um passo a passo institucional, desde o levantamento da documentação necessária até o encaminhamento do processo à Comissão Nacional de Ética e Pesquisa (CONEP).

Desde então, a UERN e o IFRN mantiveram contato para a preparação a implantação do CEP. “Fizemos uma capacitação com os servidores do IFRN sobre o CEP, esclarecendo dúvidas e dando as orientações necessárias para a elaboração do regimento”, relata Pablo de Castro. O desfecho desse processo ocorreu com a aprovação do regimento na última semana.

Na ocasião, o pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFRN, Márcio Azevedo, destacou o apoio da UERN: “Agradeço o assessoramento do professor Pablo de Castro, cuja colaboração foi fundamental na implantação do CEP no IFRN”, disse.

Com a aprovação do regimento, o próximo passo será a implantação efetiva do CEP/IFRN. E a UERN também acompanhará esse processo. “Vamos fazer uma nova capacitação com servidores do Instituto para orientar sobre o funcionamento do Comitê, o processo de reuniões, avaliação de pesquisa, entre outros”, informa Pablo de Castro.

Para Pablo de Castro, esse processo de auxílio na implantação do CEP no IFRN é um reflexo da consolidação do CEP da UERN, e reconhecimento da sociedade e de outras instituições do trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos 11 anos. “Uma outra instituição nos procurar para buscar orientações sobre a instalação do Comitê de Ética e Pesquisa demonstra que essa instituição confia na UERN e confia no CEP/UERN, que atualmente está sob a coordenação da Profª. Drª. Ana Clara Paiva Soares Torres, que vem dando continuidade ao trabalho de alta qualidade desenvolvido pelo Comitê”, frisa Pablo de Castro.

O CEP é um colegiado permanente, interdisciplinar, independente e autônomo, de relevância pública, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criado para defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir com o desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos.

*Com informações: Assessoria IFRN