...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern atua junto a outros órgãos para garantia de alimentação para famílias Warao

As famílias de indígenas venezuelanos da etnia Warao que vivem em Mossoró passarão a ter direito a usar o Restaurante Popular, com duas refeições ao dia, sem necessidade de pagamento. A ação de cidadania foi articulada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e o Comitê Estadual Intersetorial de Atenção aos Refugiados, Apátridas e Migrantes (Ceram/RN) junto à Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas/RN).

Em Mossoró, 84 indígenas Warao vivem como refugiados. Abrigados em um prédio cedido pela Irmã Ellen Scherzinger, no bairro Santo Antônio, eles enfrentam dificuldades, principalmente em relação à falta de alimentação. Com o direito ao uso do Restaurante Popular, crianças, jovens e adultos poderão almoçar e jantar todos os dias.

A professora Eliane Anselmo, pró-reitora adjunta de Extensão da Uern, coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi/Uern) e do Grupo de Estudos Culturais da Uern (Gruesc/Uern), que acompanha as famílias Warao desde a chegada deles a Mossoró, atuou na articulação para que a alimentação das famílias fosse garantida no estabelecimento.

“Recentemente o número de indígenas Warao dobrou do final do ano passado para cá. A situação é de extrema vulnerabilidade. Não estamos medindo esforços para ajudar essas pessoas. Pedimos mais uma vez a sensibilidade da população local também quanto à presença deles entre nós”, comentou a professora.

A Uern está trabalhando na construção de um programa de ações voltadas ao apoio e maior suporte às famílias Warao, em Mossoró, abrangendo áreas diversas.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support