...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

UERN Assú realiza Jornadas de Formação em Educação Patrimonial

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) no Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão, em Assú, realiza as Jornadas de Formação em Patrimônio Cultural, Educação Patrimonial e Desenvolvimento Local que ocorrerá nos dias 10, 11 e 12 de agosto de 2017.

Uma ação educativa que busca dialogar e refletir sobre os novos marcos legais e diretrizes das políticas de Educação Patrimonial, que intervenha e proponha ações continuadas entre o poder público e sociedade civil organizada, bem como sobre os significados da educação no contexto da noção de patrimônio cultural.

Um espaço horizontal de reflexão crítica e intervenções patrimoniais na cidade de Assú destinado a estudantes, professores, gestores, movimentos e grupos culturais, artistas e profissionais do turismo, da educação e da cultura que tenham interesse na difusão e preservação da memória e do patrimônio cultural com vistas à articulação comunitária e o desenvolvimento local e regional.

Assumindo a importância da dialogia entre os diferentes atores sociais na produção do conhecimento a programação das Jornadas propõe a presença em suas atividades de especialistas do campo da memória e do patrimônio cultural, de representantes da sociedade civil e comunidades tradicionais, do Poder Público e de instituições de preservação de todo a região do Vale do Assú.

Tal articulação pretende estimular a constituição de uma rede que envolva profissionais, instituições, iniciativa privada, estudantes, gestores e comunidades em um trabalho conjunto com vistas ao desencadeamento de um processo permanente de ações centradas no patrimônio cultural como fonte de conhecimento desenvolvimento local.

A programação das Jornadas será composta de rodas de diálogo, exposições fotográficas, intervenções patrimoniais e apresentações culturais que tratarão de questões relacionadas à legislação e políticas públicas para o campo da memória e do patrimônio cultural, educação patrimonial, turismo de base comunitária, economia da cultura, desenvolvimento local e etc.

Inscrições e mais informações em:
http://jornadaspatrimoniaisassu.com.br/

PROGRAMAÇÃO:

10, 11 e 12 de agosto de 2017

10/08 – QUINTA-FEIRA 

8h às 9:30h- Credenciamento. 

9:30h – Mesa oficial de abertura do evento com a presença de autoridades, instituições convidadas e organização das Jornadas.

10:30h – Conferência de abertura. Novas diretrizes da política nacional de Educação Patrimonial;
Palestrante: Sônia Rampim Florêncio (Coordenadora de Educação Patrimonial / IPHAN)

12:00 – ALMOÇO.

14:00 – Apresentação dos grupos, comunidades e iniciativas de memória, patrimônio e museologia social presentes nas Jornadas.

15:30 – INTERVALO. Lanche

16:00 – Valorização do patrimônio cultural e proteção aos conhecimentos e referências culturais dos povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais
Participantes: José Minervino (Comunidade Indígena Caboclos); Paulo Márcio (Comunidade Quilombola Picada), Lúcia Tavares (Centro Histórico Cultural dos Indíos Tapuia Paiacus da Lagoa do Apodi, Rafael Potiguara (Projeto Saberes Indígenas / Comunidade Indígena Amarelão).
Mediação: Daniel Luna (Instituto Cobra Azul)

18:00 – Abertura das exposições na Casa da Cultura de Assu.

– Chico Daniel: memória e tradição do mamulengo na escola. 
– Rede de Pontos de Memória
– Arqueologia 

19:00 – Noite cultural.
Local: Casa da Cultura de Assú

11/08 – SEXTA-FEIRA

8h – Oficinas e / ou minicursos 

10h. INTERVALO. Lanche

10: 30h – Oficinas e /ou minicursos

12h – ALMOÇO.

13:30 – Roda de diálogo: Projetos culturais, turismo de base comunitária, patrimônio cultural e desenvolvimento local.
Participantes: Nivaldo Aureliano (Ação do Buraco ao Mundo – PB), 
Heraldo Alves (Museu Indígena Jenipapo Kanindé / Rede Cearense de Turismo Comunitário – CE), João do Cumbe (Associação Quilombola do Cumbe / Rede Cearense de Turismo Comunitário – CE), Penhinha Teixeira (Escola Viva Olho do Tempo / Vale Gramame – PB);

15:30. INTERVALO. Lanche

16h – Roda de diálogo – Educação Patrimonial: redes de memória, patrimônio e museologia social.
Participantes: Sônia Rampim Florêncio (Coordenadora de Educação Patrimonial / IPHAN – DF), João Paulo Vieira (Projeto Historiando / Rede Cearense de Museus Comunitários – CE), Átila Tolentino (Coordenador da Casa do Patrimônio da Paraíba / IPHAN), Raimundo Melo (Rede Pontos de Memória e Museus Comunitários do RN).

19h – Apresentação Cultural

12/08- SÁBADO

8h – Oficinas e / ou minicursos 

10h. INTERVALO. Lanche

10: 30h Oficinas e /ou minicursos

12:00 – ALMOÇO. 

13:30 – Roda de diálogo: Experiências comunitárias de patrimônio, memória e museologia social
Participantes: Talita B. de Souza (Museu Nísia Floresta – RN), Maria Aldeiza (Ponto de Memória Chico Daniel – RN), Rafael Potiguara (Projeto Saberes Indígenas / Comunidade Indígena Amarelão – RN), Larissa Isidoro Serradela (Ação do Buraco ao Mundo – PB), Francisco Janildo Sobrinho (Professor da Rede Estadual do RN e Doutorando da Universidad Autónoma de Asuncion / Paraguai – RN).
Mediação: João Paulo Vieira (Projeto Historiando / Rede Cearense de Museus Comunitários – CE)

15:30 – INTERVALO. Lanche

16:00 – Discussão sobre a constituição de Rede de Memória e Patrimônio que envolva profissionais, instituições, iniciativa privada, estudantes, gestores e comunidade em um trabalho conjunto com vistas ao desencadeamento no Vale do Açu de um processo permanente de ações centradas no patrimônio cultural como fonte de conhecimento desenvolvimento local.

19:00 – CONFRATERNIZAÇÃO DE ENCERRAMENTO. 

25 /06 (Domingo) – Programação opcional

9h – Visita a uma comunidade / Apresentação do Roteiro Patrimônial

Oficinas/minicursos:

Oficina 1 – Educação Patrimonial: construindo roteiros das referências culturais locais.
Ministrante: Átila Tolentino (Coordenador da Casa do Patrimônio da Paraíba / IPHAN);

Oficina 2 – Oficina de Cartografia patrimonial.
Ministrante: Samuel Gomes (Projeto Historiando – CE)

Oficina 3 – Oficina de Inventário Participativo das referências culturais. 
Ministrante: João Paulo Vieira (Projeto Historiando / Rede Cearense de Museus Comunitários), 

Oficina 4 – Oficina / vivência de educação patrimonial
Ministrantes: Nivaldo Aureliano e Larissa Isidoro Serradela (Ação do Buraco ao Mundo / PB)

5 – Oficina de Fotografia, Memória e Identidade
Ministrante: Raimundo Melo (Rede Pontos de Memória e Museus Comunitários do RN).

6 – Oficina de Ensino de História, memória e história local.
Ministrante: Andreza Oliver (Universidade Estadual do Rio Grande do Norte / UERN).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support