UERN assina termo de cooperação técnica com a Federação das Indústrias do RN

Durante o Dia D do Ação Global, realizado no último sábado (26), no Complexo Cultural de Natal, a UERN e a Federação das Indústrias do RN, através do Serviço Social da Indústria (SESI), assinaram um termo de parceria para cooperação técnica.

O convênio foi assinado pelo Reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto e o presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, com o objetivo de proporcionar a estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação da UERN a realização de atividades de extensão, que complementem o processo de ensino e aprendizagem no contexto de demandas do SESI.

Pelo convênio, compete ao SESI apresentar à UERN, a relação das empresas a serem atendidas e permitir aos acadêmicos o desenvolvimento das ações pertinentes aos objetivos da parceria firmada, bem como dar o apoio financeiro às ações desenvolvidas em projetos e eventos realizados, em despesas como transporte, hospedagem, estrutura física e tecnológica e outros; além de intermediar a interação com as organizações/pessoas físicas que serão alvo da ação extensionista.

À UERN caberá desenvolver ações de extensão universitária (nas diversas áreas do conhecimento), nas empresas apontadas pelo SESI e outros locais pré-determinados conjuntamente, estimular a formação de consciência de responsabilidade social nos atores envolvidos e disponibilizar o apoio pedagógico quanto a materiais didáticos para a realização das ações de extensão.

O convênio abre oportunidades para os alunos da UERN colocarem em prática os conhecimentos teóricos vistos em sala de aula.

Para o Reitor Pedro Fernandes, a assinatura do convênio formalizou a parceria que já existia entre a FIERN e a UERN. “Com isso, daqui pra frente, mais ações conjuntas serão realizadas. Esse termo de cooperação técnica abre as portas do setor produtivo para os alunos da UERN mostrarem seu potencial e práticarem o que é passado em sala de aula em vários campos do conhecimento”, avaliou.

Para a diretora do Complexo Cultural, professora Irene de Araújo Van Den Berg, o convênio representa a possibilidade de tornar regulares ações que eram desenvolvidas entre as duas instituições apenas durante o Ação Global.