...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

UERN assina termo de cooperação com entidades para criação do Parque Tecnológico de Mossoró

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) assinou nesta sexta-feira (17) Protocolo de Intenções para a criação do Parque Tecnológico de Mossoró com a Prefeitura Municipal de Mossoró e as Instituições de Ensino Superior (IESs) públicas presentes no município: Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), além do Sebrae, através da FIERN, e o Senac, através da Fecomercio.

A iniciativa partiu do chefe do Departamento de Inovação e Empreendedorismo da UERN, professor Frank Felisardo, e do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Lahyre Neto. Segundo o professor Frank Felisardo, o objetivo é fomentar a economia e o desenvolvimento do pensamento inovador, através da criação de empresas; o fomento à pesquisa focada na resolução de problemas locais com ideias inovadoras; o compartilhamento de tecnologias; a oferta de cursos de programas de capacitação voltadas à inovação e empreendedorismo.

“O Parque congrega forças das instituições de ensino, do Sistema S através do Senac e Sebrae, do poder público e da sociedade em geral, com foco na geração de um ecossistema de inovação e empreendedorismo. Hoje estamos dando mais um passo e vamos precisar muito do apoio das entidades aqui presentes para o próximo passo, que é a instalação do Parque Tecnológico”, afirmou o professor Frank Felisardo.

A prefeita Rosalba Ciarlini destacou a importância do Parque para o desenvolvimento da cidade. Ela parabenizou o empenho do professor e do secretário para a criação do Parque e defendeu a união de todas as entidades para o desenvolvimento da cidade. “Estamos juntando as nossas universidades e outras instituições para que possamos formar nesta parceria um projeto robusto para algo que hoje é fundamental, que é a tecnologia e inovação. Sem isso não avançaremos”.

O reitor Pedro Fernandes ressaltou a importância das parcerias entre as instituições públicas e da participação da iniciativa privada para a realização de grandes projetos, como o que está acontecendo com o Parque Tecnológico. Segundo ele, é preciso investir em pesquisas e projetos voltados para a realidade local. “Mossoró sempre foi muito privilegiada por suas condições naturais e por suas riquezas. Somos a capital nacional do semiárido e precisamos mostrar que temos como desenvolver estudos, tecnologia, capacitar mão de obra nesta área e valorizar os produtos da nossa região”.

Pedro Fernandes também destacou a importância de despertar nos jovens o interesse pelo empreendedorismo. “Mossoró é hoje um polo universitário. Devemos buscar que esses jovens vejam outras possibilidades, além de emprego e concurso público, como o empreendedorismo e a inovação”.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support