UERN assina termo de cooperação com entidades para criação do Parque Tecnológico de Mossoró

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) assinou nesta sexta-feira (17) Protocolo de Intenções para a criação do Parque Tecnológico de Mossoró com a Prefeitura Municipal de Mossoró e as Instituições de Ensino Superior (IESs) públicas presentes no município: Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), além do Sebrae, através da FIERN, e o Senac, através da Fecomercio.

A iniciativa partiu do chefe do Departamento de Inovação e Empreendedorismo da UERN, professor Frank Felisardo, e do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Lahyre Neto. Segundo o professor Frank Felisardo, o objetivo é fomentar a economia e o desenvolvimento do pensamento inovador, através da criação de empresas; o fomento à pesquisa focada na resolução de problemas locais com ideias inovadoras; o compartilhamento de tecnologias; a oferta de cursos de programas de capacitação voltadas à inovação e empreendedorismo.

“O Parque congrega forças das instituições de ensino, do Sistema S através do Senac e Sebrae, do poder público e da sociedade em geral, com foco na geração de um ecossistema de inovação e empreendedorismo. Hoje estamos dando mais um passo e vamos precisar muito do apoio das entidades aqui presentes para o próximo passo, que é a instalação do Parque Tecnológico”, afirmou o professor Frank Felisardo.

A prefeita Rosalba Ciarlini destacou a importância do Parque para o desenvolvimento da cidade. Ela parabenizou o empenho do professor e do secretário para a criação do Parque e defendeu a união de todas as entidades para o desenvolvimento da cidade. “Estamos juntando as nossas universidades e outras instituições para que possamos formar nesta parceria um projeto robusto para algo que hoje é fundamental, que é a tecnologia e inovação. Sem isso não avançaremos”.

O reitor Pedro Fernandes ressaltou a importância das parcerias entre as instituições públicas e da participação da iniciativa privada para a realização de grandes projetos, como o que está acontecendo com o Parque Tecnológico. Segundo ele, é preciso investir em pesquisas e projetos voltados para a realidade local. “Mossoró sempre foi muito privilegiada por suas condições naturais e por suas riquezas. Somos a capital nacional do semiárido e precisamos mostrar que temos como desenvolver estudos, tecnologia, capacitar mão de obra nesta área e valorizar os produtos da nossa região”.

Pedro Fernandes também destacou a importância de despertar nos jovens o interesse pelo empreendedorismo. “Mossoró é hoje um polo universitário. Devemos buscar que esses jovens vejam outras possibilidades, além de emprego e concurso público, como o empreendedorismo e a inovação”.