...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern assina termo de cooperação com a Casa Assistencial Nosso Lar

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) assinou, na tarde desta sexta-feira, 23, um termo de cooperação com a Casa Assistencial Nosso Lar, em parceria que ocorre através do projeto Uern Ação, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

Os participantes do projeto participam de oficinas e intervenções artísticas. No Nosso Lar, haverá aulas de violão, flauta, balé para idosos e coral. É um trabalho – agora em fase de expansão – que a Uern já realiza também em outras instituições, como no Projeto Esperança Padre Guido Tonelotto e na Fundação Casa do Caminho.

“Hoje, nesta data, é uma alegria para nós que integramos a Universidade formalizar essa parceria”, disse o professor Esdras Marchezan, pró-reitor de Extensão.

De acordo com o docente, a gestão promoveu um mapeamento de onde se poderia atuar por meio do Uern Ação, daí se chegou ao termo assinado nesta sexta. Ele acrescentou: “Estamos aqui para ofertar e garantir cidadania”.

A presidente do Nosso Lar, Célia Maia, falou que “essa parceria nos dá esperança de dias melhores”.

Também presente na ocasião, o presidente da Fundação Casa do Caminho, Marcus Feitosa, salientou que o Uern Ação é um divisor de águas. “A gente tem uma gratidão muito grande pelo projeto, e estamos torcendo para que ele continue se expandindo”.

Para a professora Cicília Maia, reitora da Uern, aquele era “um momento de renovação e esperança”. A reitora contou que, ao visitar a Casa do Caminho, entre o primeiro e segundo ciclo de letramento do Uern Ação para a melhor idade, pôde ver de perto a diferença exercida pelo projeto na sociedade.

“É um grande empoderamento, e é isso que a gente espera”, afirmou, mencionando que muitas mulheres, agora alfabetizadas, conseguiram um ganho perceptível de autonomia em suas vidas. “Mais uma vez, a nossa universidade precisa extrapolar os seus muros, para vivenciar os problemas da sociedade e superá-los”.

A vice-presidente do Nosso Lar, Suzaneide Ferreira da Silva, que também é professora aposentada da Uern, destacou a importância da extensão, área em que atuou enquanto servidora.

“O papel da universidade é o seu compromisso para com a sociedade, e o aluno precisa passar pela pesquisa e pela extensão para ser um profissional de ponta”, ponderou.

Socorro Gomes, 69 anos, é aposentada e já participou de algumas aulas de instrumentos musicais no Nosso Lar. “A gente achou ótimo, muito bom. A gente se divertiu bastante”, contou.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support