UERN assina convênios com universidades estrangeiras

O reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte  (UERN), Prof. Dr. Pedro Fernandes Ribeiro Neto, assinou nesta quarta-feira (9) convênio com seis universidades estrangeiras.

Os convênios irão permitir o intercâmbio de docentes, pesquisadores, estudantes e técnicos-administrativos, bem como a realização de projetos conjuntos de pesquisa, promoção de eventos científicos e culturais, além da troca de informações, publicações acadêmicas e consultoria técnica.

De acordo com o diretor de internacionalização da UERN, Prof. Dr. Pedro Adrião da Silva Júnior, a Universidade vem ampliando o número de convênios com instituições internacionais nos últimos anos. Os convênios assinados hoje, porém, têm um significado especial por estarem ligados diretamente aos programas de pós-graduação. “Esses convênios surgiram a partir da necessidade de internacionalização dos programas de pós-graduação, a partir de seus professores e estudantes”, explica o diretor, referindo-se aos programas de pós-graduação em Ciências Naturais, Educação e Letras.

A professora Cicília Maia, que teve uma experiência internacional em sua formação, durante o pós-doutorado, no MIT (Massachusetts Institute of Technology), nos Estados Unidos, comemorou os avanços na internacionalização e afirmou que é necessário também avançar na acolhida dos professores e alunos que retornam de uma experiência internacional. “Esse está sendo um ano muito significativo para a internacionalização. A Universidade ampliou de três para quinze convênios com instituições internacionais, e é preciso criar um ambiente propício para acolher tanto as pessoas de fora que vêm para cá como as daqui, que têm a experiência internacional, e retornam, para que possam ter um espaço de reprodução e transferência de conhecimento”, afirma.

Participaram da assinatura dos convênios a vice-reitora Fátima Raquel Morais, os professores Luiz di Souza e Ramiro Camacho, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais; Ana Lúcia Aguiar, do Programa de Pós-Graduação em Educação; e o estudante do Programa de Pós-Graduação em Letras, do Campus de Pau dos Ferros, Plínio Pereira.

O reitor Pedro Fernandes parabenizou a Diretoria de Internacionalização pelos avanços em relação aos convênios e aos professores e estudantes pela iniciativa em buscar formas de concretização dos convênios. “Todo mundo quer internacionalização, todo mundo quer inclusão, mas poucos vão em busca de formas de viabilizar esses projetos. Aqui temos um grupo de professores da nossa Instituição, e um estudante, que estão provocando. É um avanço não apenas para a internacionalização, mas para a mudança de uma cultura que a nossa Universidade e o nosso País precisam”, afirma.

Veja as instituições internacionais com as quais a UERN firmou convênio:

• Fundación Universitaria Católica Lumen Gentium (Cali/Colombia);
  • Universidad de Medellín (Colombia);
  • Universita Degli Studi Di Cagliari (UniCA – Itália);
  • Universidad Técnica Federico Santa María (Chile);
  • Universidad Tecnológica Metropolitana (Chile);
  • Universidad de Flores (Argentina).