...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern assina convênio com IAECC e NEEDS para implantação do “Projeto Olhos de Cidadania”

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) assinou, nesta quinta-feira, 26 de maio, no Campus Avançado de Assú, um convênio com o Instituto Asas para o Esporte, Cultura e Cidadania (IAECC) e o Núcleo de Estímulo ao Esporte e Desenvolvimento Social (NEEDS), que visa à implantação do “Projeto Olhos de Cidadania”, no Campus de Assú.

O projeto piloto consiste na capacitação em informática de pessoas com deficiência visual, com o objetivo de propiciar a inclusão social e o acesso ao mercado de trabalho. A Universidade recebeu seis computadores com o software Virtual Vision, que auxilia a inclusão de pessoas com deficiência visual ou baixa visão.

A reitora Cicília Maia agradeceu a parceria e citou o perfil inclusivo da Uern. “A nossa universidade tem o prazer de dizer que é socialmente referenciada, inclusiva e includente. Acredito que o mundo vai unindo pessoas sonhadoras. Nossa missão coletiva é transformar vidas por meio da educação. Sou egressa dessa Universidade, a educação me libertou e emancipou. Precisamos impactar essas crianças e esses jovens”, afirmou Cicília Maia, citando ainda o compromisso com a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma vez que esse convênio visa assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade.

O coronel Décio Dias Gomes, presidente do IAECC, destacou que é a primeira vez que o projeto será implantado no âmbito civil. “Vi nesse projeto a oportunidade de retribuir tudo que recebi nessa vida. Tenho origem humilde, tudo que consegui na minha vida devo à Força Aérea Brasileira. Seria egoísmo meu, após aposentado, me recolher e usufruir o descanso, por isso me dedico a esse trabalho social”, comentou Décio.

A presidente do NEEDS, Klívia Lopes, ressaltou que realizar esse projeto em parceria com a Uern representa a certeza de continuidade: “Quando decidimos trazer para Assú, escolhemos a Uern por ser a única forma de garantir a continuidade desse projeto. Ter a Uern é nosso selo de qualidade, os resultados vão ser buscados pelos membros”.

A solenidade de assinatura contou com a presença do diretor do Campus de Assú, Augusto Sérgio, do pró-reitor de Extensão, Esdras Marchezan e da professora Ana Lúcia Aguiar, diretora de Políticas e Ações Inclusivas da Uern. Também participaram autoridades de Assú e crianças e jovens que fazem parte da turma de Judô do NEEDS.

A professora Ana Lúcia Aguiar explicou que dentro desse projeto foi realizada uma Formação de 80 horas, com a oferta do curso de Formação em Introdução às Tecnologias Assistivas para Pessoas com Deficiência Visual, no qual participaram da DAIN/UERN, Ana Lúcia Aguiar e Claudion Melo.

A intenção é que o Projeto Olhos de Cidadania seja ampliado no âmbito do Estado do Rio Grande do Norte, atendendo os princípios de cidadania e desenvolvimento humano.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support