...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

UERN assina contrato com empresa para coleta de resíduos dos laboratórios

A UERN firmou neste mês um contrato com a empresa Cril Soluções Ambientais, especializada na coleta de resíduos de material de laboratório. A empresa será responsável pela coleta e tratamento adequado dos resíduos gerados nos laboratórios da Universidade. Na manhã desta sexta-feira (31), a empresa realizou a primeira coleta, no Campus Central.

O contrato está orçado em R$ 23.446,56, com validade de um ano, podendo ser renovado por igual período. “É um bom custo-benefício”, destaca a engenheira de Segurança do Trabalho da UERN, Sara Barroso.

Segundo ela, nos laboratórios há vários tipos de resíduos que não podem ser descartados diretamente no meio ambiente.

“São metais pesados e outros materiais que podem causar contaminação até pelo ar, então é importante que tenham um tratamento diferenciado”, acrescenta o técnico especializado de Laboratório de Química da UERN, Rodrigo Silva.

Conforme Sara Barroso, o contrato prevê a destinação de resíduos dividido por categorias. O documento abrange uma cota predeterminada para cada tipo de material a ser descartado.

De acordo com o documento, a empresa se responsabilizará pelo tratamento e destinação adequada para 2.595 litros e 183 quilos de produtos químicos sem identificação, além de 65 litros e 65 quilos de produtos químicos com identificação.

Os responsáveis pelos laboratórios farão a separação dos resíduos e a empresa se responsabilizará pelo recolhimento e destino adequado dos materiais.

“O documento permite uma certa flexibilidade e esses números poderão ser reajustados de acordo com a necessidade”, explica Sara. O contrato abrange todos os laboratórios de sala de aula e pesquisa, e os instalados no prédio do Programa de Desenvolvimento da Pesquisa (PRODEP), no Campus Central.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support