Uern articula nucleação na Rede Nordeste de Formação de Profissionais em Saúde da Família

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) articula junto à Rede Nordeste de Formação de Profissionais em Saúde da Família – RENASF, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/Ceará), ser uma nucleadora do Programa de Pós-graduação voltado à capacitação de profissionais que atuam exclusivamente na atenção primária.

A reitora Cicília Maia e a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Ellany Gurgel, apresentaram o projeto durante reunião realizada nesta quarta-feira, 13 de abril, na Reitoria da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

A equipe da Uern foi recepcionada pelo reitor da Uece, Hidelbrando Soares, e sua equipe; pelo diretor da Fiocruz, Antônio Carlile, e pela coordenadora do Renasf, Anya Pimentel. Carlile enalteceu a iniciativa da Uern, cujo objetivo é oferecer um curso de Mestrado Profissional via Renasf.

Após a explicação de Anya Pimentel sobre os requisitos, a reitora Cicília Maia ressaltou que a Uern já contempla questões como corpo docente, contando com professores qualificados da UERN e UFERSA, programas stricto sensu na área de Saúde e infraestrutura necessária para desenvolver as atividades.

A Uern busca parcerias Interinstitucionais para avaliar e fortalecer o modelo da política de expansão. O intuito é expandir de forma planejada, avaliando as necessidades de cada região.

O reitor Hidelbrando Soares compartilhou a experiência da política de expansão da Uece, exemplificando como pontos positivos a autorização para realização de concurso público e a construção de outros Campi, um deles será em Aracati.

Os próximos passos serão uma avaliação da proposta de nucleação da UERN pelo conselho do Renasf, uma visita in loco para conhecer os espaços da Instituição.

VISITA – A equipe da Uern visitou outros setores da Uece, como o espaço Ekobé, voltado a práticas integrativas, o Núcleo de Inovação e o Hospital Veterinário.