UERN aprimora propostas para contribuir com o projeto GoveRNança Inovadora

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) é um dos órgãos do estado que compõe o Grupo Técnico do projeto GoveRNança Inovadora que visa elaborar, de forma articulada, o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Rio Grande do Norte e modernizar a gestão pública do Estado. A projeção é de duas décadas – 2015 a 2035 – e a consultoria é do Instituto Publix.

Os representantes da UERN no Grupo de Trabalho são os professores Fátima Raquel Rosado Morais, Pró-Reitora de Planejamento, e Adonias Vidal de Medeiros Júnior, Pró-Reitor Adjunto de Planejamento. Os dois conduziram uma reunião realizada nesta segunda-feira, 01 de fevereiro, com a participação do Reitor Pedro Fernandes, Vice-Reitor Aldo Gondim, Pró-Reitores e assessores da UERN. Na ocasião, foram apresentadas as propostas e objetivos do GoveRNança Inovadora e também foi discutida a inclusão da UERN junto aos projetos estratégicos.

Desde meados de agosto de 2015 estão acontecendo reuniões, discussões e treinamentos com o grupo técnico do projeto de modo a organizar os passos para o desenvolvimento sustentável do RN, com a definição dos projetos estratégicos para a rede integrada de serviços, para a infraestrutura e para a modernização da gestão pública no RN. Em janeiro, os servidores que integram esse grupo participaram da oficina de validação do Mapa Estratégico e a próxima fase é a de definição da carteira de projetos.

Em consonância com o Plano Plurianual (PPA), Plano Estadual de Educação (PEE) e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI/UERN), as propostas da UERN defendem a importância da Educação Superior para a conquista de metas fundamentais para o desenvolvimento do Estado, como a melhoria dos indicadores educacionais, além da capacitação de pessoal.

O Reitor Pedro Fernandes elogiou o empenho dos representantes da UERN e ressaltou a importância do envolvimento de todos.

Dentre as metas previstas no Mapa Estratégico, no que se refere ao acesso ao Ensino Superior, 17% da população potiguar com mais de 25 anos deverá ter o ensino superior até 2035.

Na apresentação, pela UERN, dos projetos estruturantes como um dos pilares para o desenvolvimento do estado, há a entrega de obras e investimento na qualificação profissional. Estão previstas entrega de obras nos Campi da UERN, realização de concurso público, estudo para avaliar a implantação de novos cursos de graduação e aumento de vagas, ampliação das vagas de Educação a Distância (EaD), Infraestrutura de Ciência, Tecnologia e Inovação, Assistência Estudantil, dentre outros investimentos.

Mais informações sobre o projeto acesse o portal www.governancainovadora.seplan.rn.gov.br

Foto: Ivanaldo Xavier