UERN apresenta projeto de conservação da Serra do Lima ao prefeito de Patu

Pesquisadores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) elaboraram um projeto de conservação da Serra do Lima, em Patu, que foi alvo de queimadas durante o mês de setembro.

O projeto foi elaborado incluindo ações a curto, médio e longo prazos, com ações de conscientização da população local e romeiros; educação ambiental nas escolas da rede básica; monitoramento das áreas afetadas; reflorestamento e implantação do Santuário Ecológico da Serra do Lima.

O reitor Pedro Fernandes apresentou o projeto ao prefeito de Patu, Rivelino Câmara. “A Universidade tem a obrigação, a responsabilidade e a competência de estar junto neste momento para buscar alternativas estratégicas a curto, médio e longo prazos. Parabenizo a todos os professores, técnicos e estudantes envolvidos. Essa sensibilização, através de políticas educacionais e de políticas de mídia, pode fazer com que as pessoas entendam que um gesto pode ter consequências irreparáveis”, afirmou o reitor.

O prefeito Rivelino Câmara elogiou o  projeto apresentado e agradeceu o apoio dado pela UERN ao município de Patu. “A parceria com a Universidade é de fundamental importância. A UERN tem a expertise técnica e projetos para o desenvolvimento de ações pelo município. Esse projeto é de fundamental importância para conseguirmos recuperar as áreas atingidas, ao mesmo tempo em que realiza o trabalho de conscientização para que problemas como esse não voltem a acontecer”, afirmou o prefeito.

No próximo dia 26, a UERN irá realizar uma ação de formação de agentes multiplicadores com os professores da rede pública no Campus de Patu. No dia 27, a Prefeitura de Patu vai realizar uma Faxina Ecológica no Santuário do Lima, da qual a Universidade também irá participar.

Participaram da reunião a chefe de Gabinete da Reitoria, Cicília Maia; o subchefe de Gabinete, Esdra Marchezan; a diretora do Campus de Patu, Cláudia Tomé, e os professores Welka Preston e Samuel Urban.