UERN apresenta esclarecimentos sobre Campus de Apodi a autoridades locais

Em reunião realizada nesta terça-feira (27) entre a Reitoria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Câmara Municipal de Apodi e Prefeitura de Apodi, a reitora em exercício da universidade, Profª Fátima Raquel Morais, apresentou esclarecimentos sobre o processo de construção do Campus de Apodi.

Ela historiou todo o processo, desde a destinação da emenda indicada pelo deputado Fábio Faria, em 2012, da qual para a construção do Campus de Apodi eram destinados R$ 4,3 milhões. A Uern recebeu a primeira parcela da obra somente em 2014, no entanto, apenas R$ 1 milhão, ou seja, menos de 25% do recurso que deveria ter sido liberado. A Uern solicitou a segunda parcela, porém, foram quase dois anos para receber a segunda parcela, no valor de R$ 1,7 milhão, o que aconteceu somente em 2017.

O atraso de repasse dos recursos financeiros e a liberação em caráter parcial dos recursos previamente pactuados acabaram interferindo no cumprimento dos cronogramas da obra. A empresa que iniciou a construção do campus não teve interesse em renovar o contrato, que foi encerrado em 2019.

A obra ficou paralisada e a equipe técnica da Uern precisou realizar a atualização dos orçamentos e projetos pra dar início a um novo processo licitatório para a contratação de uma nova empresa pra concluir a obra. O processo licitatório foi aberto em 03/03/2020 – Processo 778/2020, que já está tramitando desde então.

“A gente sempre teve a noção da importância dessa emenda para a Universidade e é nosso total interesse a conclusão da obra, pois entendemos que esse campus vem para fortalecer ainda mais a nossa universidade, especialmente se pensarmos em cursos que atendam às demandas da região de acordo com as suas potencialidades. Para avançarmos nisso precisamos do esforço coletivo para além da construção do campus. Para construir o campus nós temos uma emenda destinada, mas não temos como mobiliar esse campus, não temos como climatizar esse campus, além disso temos que trabalhar para que a gente consiga ampliar o quadro de servidores da Uern, pois teríamos que criar novas vagas e ter professores e técnicos para atuar nesse campus, fora toda a organização didatico-pedagógica”, explicou a reitora.

O prefeito de Apodi, Alan Silveira participou da reunião e agradeceu à reitora pelos esclarecimentos. Ele também reforçou o apoio do município para a conclusão do Campus. “Vamos lutar junto com a UERN para a liberação de recursos, para a aquisição de recursos para mobilia, equipamentos para colocar o campus em funcionamento. Vamos tentar avançar no máximo possível”, afirmou o prefeito.

Ainda na audiência, a reitora pediu o apoio da classe política para o destrave dos recursos junto ao FNDE para a conclusão da obra. “A Universidade está fazendo o máximo possível para avançar na execução dessa obra, acreditando que muito em breve a gente terá um cenário diferenciado. Retomando a obra, eu creio que todo mundo vai ter um animo novo e vamos trabalhar as demais ações e necessidades para dar vida ao campus”, garantiu a reitora.