Uern apoia financeiramente alunos através de programas estudantis

O estudante Flávio Roberto estava com dificuldades de assistir às aulas remotas na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), pois não tinha equipamento eletrônico ideal para as atividades. A situação mudou quando o aluno de Ciências Sociais foi um dos contemplados com o Auxílio Inclusão Digital. O benefício que já chegou a 1.500 pessoas não é o único que contribui para a permanência dos alunos na Instituição. O Programa de Apoio ao Estudante (PAE) também concede apoio financeiro a quem se encontra em situação comprovada de vulnerabilidade socioeconômica.

“Estou sem computador e o celular que eu tinha não era legal. O Auxílio foi fundamental nesse processo de aula remota na pandemia”, conta o estudante do 7º período da licenciatura, no Campus Central.

A mesma realidade era vivenciada por Rafaela Oliveira, do curso de Ciências Contábeis, Campus Central.

“Meu notebook estava sem prestar e o celular muito ruim. Como não dava pra consertar o notebook, optei por adquirir um celular, que me ajudou muito”, conta a aluna do 3º período.

Flávio Roberto usou o recurso para comprar um smartphone

Para Allysson Fernandes, aluno do 7º período de Pedagogia, do Campus Avançado de Patu, o benefício é de grande importância “pois propicia acesso e melhoria à formação docente/acadêmica e é, para quem precisa, uma oportunidade e necessidade de continuar os estudos”.

Mais 500 vagas estão abertas para acesso ao Auxílio Inclusão Digital. A Uern já ofertou mil vagas na primeira seleção e 500 na segunda, totalizando 2 mil vagas da metade de 2020 até agora.

“São números expressivos, principalmente quando analisamos o impacto financeiro do investimento da ordem de R$ 2 milhões em menos de um ano”, destacou Erison Natécio, titular da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE).

Rafaela Oliveira assiste às aulas pelo celular que adquiriu com o recurso

Será disponibilizado apoio financeiro no valor de R$ 1 mil destinado ao custeio das despesas com aquisição de equipamentos de informática e contratação de serviços de internet, softwares ou qualquer outro item/serviço que proporcione a inclusão digital com a finalidade de garantir os meios necessários para que os discentes possam cursar os componentes curriculares ofertados no calendário acadêmico.

As inscrições começaram no dia 16 de julho e seguem até a próxima terça-feira, 27, através de formulário eletrônico. O edital está disponível no www.portal.uern.br e no Jornal Oficial da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (JOUERN), edição Nº 091, do dia 16 de julho.

O benefício, além de evitar prejuízos acadêmicos, combate o aumento das taxas de evasão.

“Sabemos que a pandemia trouxe várias implicações, o que também ocorre na Universidade. Mas a Uern tem envidado esforços para garantir aos nossos alunos todo o apoio necessário para que possam cursar sua faculdade”, completou o pró-reitor de Assuntos Estudantis.

PAE

O Programa de Apoio ao Estudante oferta atualmente 250 vagas, sendo 150 no primeiro semestre e 100 no segundo semestre. O aluno recebe uma bolsa no valor de R$ 300,00 por até 10 meses. O edital foi lançado na última sexta-feira, 23, no Portal da Uern e no Jouern.

Allysson Fernandes comprou um tablet para continuar os estudos

São 12 vagas para discentes do Campus Avançado de Assú, quatro do Campus Avançado de Caicó, 83 do Campus Central, 11 do Campus Avançado de Natal, nove do Campus Avançado de Patu e 21 do Campus Avançado de Pau dos Ferros.

As inscrições iniciaram no dia 23 e seguem até 9 de agosto. De 10 a 23 de agosto é o período para análise dos documentos e avaliação social. O resultado preliminar deve sair dia 24 de agosto. O dia 25 é destinado à interposição de recursos. O resultado final será divulgado dia 27 de agosto.

Pró-reitor Erison Natécio destaca importâncias dos programas

“O PAE é um programa importantíssimo para o segmento estudantil, pois proporciona o suporte financeiro para aqueles alunos e alunas que estão em vulnerabilidade socioeconômica e precisam de um apoio no decorrer do curso. A Uern tem garantido o pagamento em dia e a regularidade na oferta de bolsas para nossos alunos, com foco na permanência”, finalizou Erison Natécio.