UERN antecipa colação de grau para alunos aprovados em concurso público

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizou colação de grau extra, nesta terça-feira, 07, para alunos que não poderão comparecer à solenidade coletiva em junho. A formatura foi para apenas três concluintes, dois deles, precisavam da antecipação porque amanhã tomam posse como professores da rede municipal de ensino.

Francisco Jucihélio de Souza e Oseany Mykésia Lino, do Curso de Ciências da Religião, foram aprovados no concurso do magistério municipal. Já Érika Karla Abreu Viana, de Educação Física, está indo morar com os pais em Minas Gerais.

“Tive uma revelação de que estaria me formando antes dos colegas e que passaria no concurso em 15º lugar”, afirmou Jucihélio, dizendo que estava revivendo cenas de um sonho que teve há pouco tempo. “Sonhei com a vaga na rede municipal de ensino e com a antecipação da formatura”, repetiu, concordando com a colega de turma, Oseany Mykézia, que a partir de agora a missão deles é trabalhar o fenômeno religioso nas escolas.  “É fazer a criança ver a religião como criação do homem, ensinando-a a ter respeito pelas escolhas de cada um”, ressalta Oseany. “É a promoção do diálogo interreligioso à luz da autoridade”, conceituam os dois.

Ao lado dos dois graduados aprovados em concurso, Érika Abreu, planeja seguir o mesmo caminho. Diz que vai fazer concurso público nas universidades de Minas Gerais para repassar os conhecimentos que aprendeu no curso de Educação Física da UERN.

O Vice-Reitor, professor Aécio Cândido, foi quem conferiu grau aos concluintes.  Destacou que a simplicidade da solenidade marcava a grandiosidade do momento para os formandos, famílias e Universidade. “A UERN sente-se honrada em entregar ao mercado de trabalho profissionais preparados para o novo contexto”, declarou, citando valores de saúde, agregados ao Curso de Educação Física, e o respeito aos credos religiosos ao Curso de Ciências da Religião.

Para o Vice-Reitor, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte está antenada com os avanços da sociedade.