...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

UEE/RN elege primeira presidenta travesti na história do movimento

A estudante de Letras – Língua Inglesa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Luh Vieira, foi eleita presidenta da União Estadual de Estudantes do RN com 70% dos votos válidos. Em 66 anos, é a primeira vez que a UEE/RN elege uma travesti à frente da presidência, sendo a segunda mulher negra a dirigir a entidade.

A escolha ocorreu durante o 2º Congresso da UEE/RN, que foi realizado em Mossoró, entre os dias 02 e 04 de dezembro. O evento é responsável por definir as pautas prioritárias do movimento estudantil potiguar e eleger a direção da entidade que representa mais de 120 mil estudantes com matrícula no nível superior no estado.

Para Luh Vieira, esse é um momento histórico e de grande relevância para o movimento estudantil. “Saber que a estudantada potiguar é gente que luta por mais travestis nos espaços de poder será o combustível para ocupar as ruas com uma nova cultura política”, diz a presidenta eleita.

Luh Vieira é atualmente secretária geral da UEE, e integrante do Movimento Kizomba. A presidenta eleita da UEE representa não só a luta estudantil, mas toda a diversidade de sua composição, um movimento estudantil feminista, antirracista, popular e colorido, que ressalta a importância de uma educação libertadora, da defesa da assistência e permanência estudantil integral e ampliada, da ciência e tecnologia.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support