UEE/RN elege primeira presidenta travesti na história do movimento

A estudante de Letras – Língua Inglesa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Luh Vieira, foi eleita presidenta da União Estadual de Estudantes do RN com 70% dos votos válidos. Em 66 anos, é a primeira vez que a UEE/RN elege uma travesti à frente da presidência, sendo a segunda mulher negra a dirigir a entidade.

A escolha ocorreu durante o 2º Congresso da UEE/RN, que foi realizado em Mossoró, entre os dias 02 e 04 de dezembro. O evento é responsável por definir as pautas prioritárias do movimento estudantil potiguar e eleger a direção da entidade que representa mais de 120 mil estudantes com matrícula no nível superior no estado.

Para Luh Vieira, esse é um momento histórico e de grande relevância para o movimento estudantil. “Saber que a estudantada potiguar é gente que luta por mais travestis nos espaços de poder será o combustível para ocupar as ruas com uma nova cultura política”, diz a presidenta eleita.

Luh Vieira é atualmente secretária geral da UEE, e integrante do Movimento Kizomba. A presidenta eleita da UEE representa não só a luta estudantil, mas toda a diversidade de sua composição, um movimento estudantil feminista, antirracista, popular e colorido, que ressalta a importância de uma educação libertadora, da defesa da assistência e permanência estudantil integral e ampliada, da ciência e tecnologia.