Turma PARFOR de Pedagogia realiza o I Encontro Filosófico de Educação

Alunos do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), do Campus de Patu, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), promoveram recentemente o Iº Encontro Filosófico de Educação. O objetivo principal foi de socializar um trabalho de pesquisa que desenvolveram na referida disciplina, através das atividades vivienciais, orientados pelo professor Esp. Iure Coutre Gurgel, através da disciplina: Fundamentos.

A atividade contou com exposições, entrevistas com educadores que fizeram a educação no passado de alguns municípios, além de rodas de conversas, onde os grupos de trabalho organizaram uma exposição fotográfica de instituições de ensino do passado e contemporâneas. Foi promovida também exposição de materiais que fizeram parte do cotidiano das escolas em décadas passadas como o mimógrafo, máquina de datilografia, cartilha de ABC, livros de caligrafias, a palmatória utilizada por muitos educadores do passado, uniformes. A turma fez uma viagem ao túnel do tempo resgatando através da trajetória histórica a função social da educação em diferentes épocas, a luz de alguns filósofos que contribuíram para os avanços na área educacional.

Segundo o professor mediador da atividade, Iure Coutre, o encontro mostrou a importância da unir a teoria a prática como ferramentas indispensáveis para a melhoria da prática pedagógica do Educador, além de favorecer uma maior interação entre os estudantes do curso com as escolas lócus da pesquisa.