Turma de Enfermagem de Caicó cola grau em solenidade extraordinária

Oito concluintes da turma 2018.2 do curso de Enfermagem do Campus de Caicó, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), receberam seus diplomas em solenidade de colação de grau extraordinária presidida pelo reitor Pedro Fernandes, realizada nesta segunda-feira (1°).

Orador da turma, Edielson Maciel dos Santos focou seu discurso nos momentos de convivência e superação da turma até chegar à colação de grau, e no sentimento de gratidão aos pais, familiares, professores e à própria UERN.

“Com a plena convicção de que daqui sairão 8 profissionais bem lapidados, formados em uma instituição séria, comprometida com ensino público de excelência, carregaremos em nosso dia a dia de trabalho o selo e a responsabilidade de termos sido formados pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte”, afirmou o orador em um trecho do seu discurso.

Em um discurso emocionado, a professora Marcelly Santos Cossi, paraninfa da turma concluinte, falou sobre o orgulho que sente em ter sido professora da turma e no futuro que aguarda os jovens enfermeiros. Cumprindo seu papel de paraninfa, Marcelly aconselhou os concluintes sobre suas carreiras, sejam elas voltadas para a academia ou para o mercado de trabalho, afirmando que estão bem preparados.

“A partir de agora vocês estarão imersos em um meio que já foi vivido na prática através das captações da realidade, aulas práticas, estágios, intervenções e participação em movimentos em prol da educação e saúde. Retomem estes momentos em suas memórias, pois eles têm grande valor, e fazem o diferencial em vocês, que estão saindo com olhares atentos sobre as necessidades das pessoas que atenderão. Sem dúvidas, saberão utilizar a ciência que a enfermagem constrói dia a dia nas universidades junto com vocês”, afirmou a paraninfa que, em outro trecho, chamou a atenção para a educação pública e gratuita. “Vocês não comemoram simplesmente uma formação em nível superior. Vocês comemoram ter concluído o ensino superior gratuito e de qualidade. Que orgulho de vocês!”.

O reitor Pedro Fernandes parabenizou os enfermeiros recém-graduados e chamou a atenção para a importância da Instituição para a formação de profissionais no interior do Rio Grande do Norte, especialmente nas áreas da saúde e das licenciaturas. Ele também falou sobre a importância da formação continuada, e das opções de pós-graduação ofertadas pela UERN que contemplam a área de enfermagem. “Vocês estão mostrando que vale a pena. A UERN não é apenas a primeira instituição a levar ensino superior ao interior do Estado, mas em algumas localidades, e em algumas especialidades, continua sendo a única. Somos os únicos a formar professores de forma presencial no interior do Rio Grande do Norte, o que impacta diretamente na educação básica, pois os nossos egressos são os professores da educação básica de grande parte dos municípios potiguares. Todo o Estado precisa da UERN e dos profissionais que saem daqui”, afirmou.

O reitor também destacou a importância da valorização do nome da Instituição para todos os egressos da UERN, por ser uma marca que os acompanhará por toda a vida. “No diploma que vocês acabam de receber existem três nomes que precisam ser valorizados. O nome de vocês, o nome do curso de vocês e o nome da nossa Instituição. Zelem por eles, pois eles irão dizer quem são os profissionais que carregam este diploma”, finalizou o reitor.

Participaram da solenidade a diretora do Campus de Caicó, Shirlene Mafra; o subchefe de Gabinete da Reitoria, Esdras Marchezan; o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Erison Natécio; professores e técnicos-administrativos do Campus de Caicó, além de familiares e amigos dos graduados.