...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Treinamento da FAEN está capacitando mais de 80 profissionais de saúde sobre a Covid-19

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) atua em diversas frentes no combate ao novo coronavírus (Covid-19). Entre várias ações, a Faculdade de Enfermagem (FAEN) está realizando um treinamento com os profissionais de saúde no nível de Atenção Primária em Saúde. São mais de 80 participantes do RN e de outros estados.

A capacitação “Covid-19: pandemia, vacinação, papel da equipe da Estratégia Saúde da Família nas ações de saúde junto à população” foi iniciada no dia 23 de março e segue até 4 de maio, ocorrendo semanalmente às terças-feiras, 15h, pelo Google Meet.

“Apesar do foco da capacitação ser os profissionais atuantes na Atenção Primária em Saúde, em específico, na Estratégia Saúde da Família, ressalta-se que foram disponibilizadas vagas também para profissionais interessados em geral, e para acadêmicos da área da saúde”, explicou a professora da FAEN Dra. Líbne Lidianne da Rocha e Nóbrega.

Na capacitação, os participantes aprendem sobre a história da Covid-19, sinais e sintomas, formas de diagnóstico, educação permanente e popular, cuidados e promoção à saúde, protocolos, condutas, vacinação etc.

No Estágio em Prática de Ensino 1, componente curricular ministrado no 6º período da graduação em Enfermagem, surgiu a ideia da capacitação sob iniciativa da professora Líbne e das professoras Esp. Maria Carmélia Sales do Amaral e a Dra. Suzana Carneiro de Azevedo Fernandes.

O componente é responsável por instigar no processo ensino-aprendizagem, a criação, o planejamento e a execução de projetos de Educação em Saúde pelo futuro enfermeiro para intervenção nos serviços da rede de atenção básica e hospitalar, com vistas à integração ensino-serviços-comunidade e à promoção da saúde.

“Diante disso, como acontece semestralmente, docentes e discentes do componente, reuniram-se antecipadamente com profissionais da rede de atenção em saúde de Mossoró e com a Coordenação da Divisão de Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró, na pessoa da Dra. Elane da Silva Barbosa, a fim de levantar necessidades de saúde prioritárias do contexto atual para a construção e execução de um projeto de intervenção em Educação em Saúde, integrando academia, profissionais de saúde da rede de atenção e comunidade”, contextualizou a professora Líbne.

A partir das reuniões para captação da realidade, surgiu a demanda emergencial de se trabalhar o tema COVID-19 voltado aos profissionais da Atenção Primária em saúde de Mossoró-RN.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support