Trabalhos de mestrandos em Educação são aprovados em evento internacional

O Mestrado em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) teve cinco trabalhos aprovados no VI Congresso Internacional de Pesquisa Auto biográfica (CIPA).

Os trabalhos aprovados estão inclusos na modalidade de Comunicação Oral, sendo que a mestranda Maria da Conceição Fernandes de França coordenará a sessão de conversas cujo tema é “Histórias de vida, Gênero e Educação. “Esta é a primeira vez em que uma mestranda do POSEDUC desenvolve a referida atividade nesse evento considerado de expressão internacional”, explica a professora Dra. Ana Lúcia Aguiar, orientanda de todos os trabalhos aprovados.

O CIPA ocorre entre os dias 16 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro/RJ. O tema este ano é “Entre o público e o privado: modos de viver, narrar e guardar.

O CIPA é realizado pela Associação Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica (BIOgraph). O evento tem como finalidade a discussão acerca da metodologia da pesquisa (auto) biográfica, reunindo um número expressivo de estudiosos e pesquisadores brasileiros e de outros países com discussão e pesquisa com base no aporte teórico metodológico da referida metodologia de pesquisa.

Do Programa de Pós Graduação em Educação (POSEDUC/UERN) enviou para o Congresso mestrandos e professores que desenvolvem pesquisas com a metodologia da Pesquisa (Auto) Biográfica, particularmente, com temos voltados para o contexto local. “Salientamos as pesquisas em realização com temas voltados para a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, especificamente, com surdos, para os saberes de Quilombo, saberes de mulheres professoras militantes”, explica a professora Ana Lúcia Oliveira Aguiar, que também é comanda a Diretoria de Apoio à Inclusão (DAIN).

Trabalhos Apresentados pelos mestrandos do POSEDUC:

1.Título da Comunicação:

EXPERIÊNCIA DE EXÍLIO DE ÓRFÃOS CAMPONESES NOS PORÕES DA MEMÓRIA INTERDITADA: COTIDIANO, RESISTÊNCIA E RETORNO À TERRA DA TRADIÇÃO

Autores: Ana Lúcia Oliveira Aguiar / Emerson Augusto de Medeiros

2. Título da Comunicação:

UM OLHAR SOBRE A RELAÇÃO PEDAGÓGICA PROFESSOR, INTÉRPRETE DE LIBRAS E ALUNO SURDO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UERN

Autores: Mifra Angélica Chaves da Costa / Sônia Alves Bezerra Lins

3.Título da Comunicação:

BANDEIRAS DE LUTA EM RETALHOS DE MIM: NARRATIVAS DE UM TRABALHO COM GRUPOS DE MULHERES

Autores: Maria da Conceição Fernandes de França / Pedro Fernando dos Santos

4. Título da Comunicação:

HISTÓRIA QUE NASCE DO SILÊNCIO DE UMA GUERRA: MEMÓRIAS DE UM VELHO DO QUILOMBO