...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Trabalho de professora da UERN é premiado em evento nacional

O trabalho “Jogos bilíngues como Ferramenta Didática para a Prática do Ensino de Língua Inglesa na Modalidade e Escrita para Surdo” foi um dos 12 premiados no XVIII Congresso Nacional e Internacional do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).

Durante o evento transcorrido entre os dias 20 e 22 de novembro foram apresentados 86 trabalhos.

A defesa do trabalho foi feita pala Profª. Dra. Ana Lúcia Oliveira Aguiar, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Ela é responsável pela Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN).

Ela fez o trabalho em conjunto com Artur Maciel de Oliveira Neto, tradutor e intérprete da Língua Brasileira de Sinais (LIBRA) e Lucivanda Braga Lima, professora e pedagoga. Ambos são do Centro de Formação de Professores e Atendimento ao Surdo (CAS) de Mossoró. “O estudo “Jogos bilíngues como Ferramenta Didática para a Prática do Ensino de Língua Inglesa na Modalidade e Escrita para Surdo”, realizado com os profissionais Artur Maciel, Lucivanda Braga e Ana Lúcia Oliveira Aguiar, é um desses frutos da relação de convivência com partilha e compartilhamento de experiências entre instituições parceiras como a UERN. E objetivou a experiência de aprendizagens a partir do lúdico com estudantes, surdos e estudantes ouvintes, de uma escola da rede municipal de ensino de Mossoró. O lúdico permite aproximar os estudantes, desenvolver a interação, o aprendizado e estabelecer relações de convívio e conhecimento de si e de outro”, diz Ana Lúcia.

A professora Ana Lúcia explica que Lucivanda Braga Lima tem desenvolvido há dez anos um trabalho de envergadura dentro das políticas de inclusão para surdos. “A parceria UERN e CAS tem gerado uma vasta produção de pesquisa, formação continuada para professores, gestores na educação, na saúde e na cultura”, frisa.

Durante a apresentação, Ana Lúcia Aguiar falou das políticas de inclusão da UERN para pessoas com deficiência. Ela também resgatou a experiência com estudantes surdos na graduação e no Programa de Pós-Graduação (POSEDUC) da UERN. “São três mestrandos, hoje mestres, seus orientandos no POSEDUC, e mais uma mestranda surda em curso, hoje, com minha orientação”, frisa.

Outra questão importante é a Formação Continuada Práticas Educativas, Cultura, Diversidade e Inclusão com participação de Lucivanda Braga Lima, diretora do CAS/Mossoró. “Esse conjunto de ações, com base nas políticas de inclusão da UERN, tem aprofundado parceria e ampliado as ações em conjunto, com as quais, os avanços da visibilidade das políticas de inclusão para pessoas com deficiência, acessibilidade e efetivação de direitos”, disse.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support