Trabalho de aluno do Curso de Odontologia da UERN é premiado como o 2º melhor da categoria On-line em Simpósio Internacional

Estudante da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), do Campus Avançado de Caicó, Nilton Freitas Medrado Filho recebeu recentemente uma menção honrosa no V Simpósio Internacional da Sociedade Brasileira de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (SOBRACIBU).

Dentre os mais de 30 trabalhos avaliados, o discente recebeu prêmio de 2º melhor trabalho na categoria On-line pela pesquisa “Prevalência e fatores associados aos traumas faciais atendidos no Hospital Tarcísio Maia de Janeiro de 2019 à dezembro de 2021”. Além da menção, o estudante ganhou o direito de apresentar sua pesquisa no Programa de Educação Continuada da SOBRACIBU.

O trabalho premiado no dia 15 de outubro, no municipio de Santos, em São Paulo, teve orientação da Profª. Drª. Gilmara Celli Maia de Almeida, docente do Departamento de Odontologia da Uern. A pesquisa surgiu do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), edição 2021/2022, e foi realizada em Mossoró-RN no Hospital Regional Tarcísio de Vasconcelos Maia (HRTVM).

De acordo com Nilton Filho, a ideia principal do trabalho foi traçar o perfil dos pacientes com fraturas na face, observando a prevalência dos casos e verificar a etiologia, com o intuito de identificar fatores associados às causas e auxiliar na prevenção dos traumas atendidos em Mossoró, tendo em vista que essas informações encontram-se inexistentes na literatura

Fachada do HRTVM e reconstrução tomográfica 3D pré-cirúrgico de paciente vítima de acidente motociclístico da unidade hospitalar.

“As informações obtidas devem e precisam servir de subsídios para elaborar estratégias de ação para o desenvolvimento de medidas preventivas, por parte da gestão municipal e estadual, as quais diminuirão a incidência dos traumas e reforçarão a necessidade de cirurgiões traumatologistas buco-maxilo-faciais, habilitados e capacitados para a realização de atendimento emergencial. Teremos a oportunidade de publicar esse trabalho como artigo científico em breve e ficará a disposição de toda a comunidade”, informa o discente.

A pesquisa envolveu 387 prontuários de pacientes vítimas de trauma facial atendidos no HRTVM, os quais foram fornecidos pelo Serviço de Arquivo Médico Estatístico (SAME). Após a coleta dos dados e análise estatística, foi possível constatar que houve uma maior prevalência de casos de trauma em face nos pacientes do sexo masculino, sendo esses, em sua maioria, vítimas de acidentes motociclísticos.

A distribuição dos pacientes de acordo com o município de origem contemplou Mossoró como o de maior origem de pacientes vítimas de traumas faciais, seguido de Assú e Areia Branca.

“Além da integração entre instituição e serviços de saúde, a pesquisa contribui com o norteamento de estratégias de prevenção e promoção relacionadas ao trauma de face. Como consequência, o mérito acadêmico do aluno foi reconhecido, a pesquisa exerceu o seu papel perante a comunidade científica e a UERN demonstrou sua importância para o desenvolvimento regional”, destaca Gilmara Celli.