Time da UERN é semifinalista do Prêmio “Alimentação em Foco 2019” da Fundação Cargill e Enactus Brasil

Estudantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) estão na semifinal do prêmio “Alimentação em Foco 2019”. O prêmio prioriza: agricultura familiar, combate ao desperdício de alimentos, educação alimentar e/ou empreendedorismo na cadeia de valor da alimentação, estando diretamente alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: 1, 2, 3, 4, 8, 10 e 12.

Foram selecionados 15 times que irão receber mentoria e apoio financeiro para desenvolvimento dos projetos. O prêmio é realizado há quatro anos pela Fundação Cargill (abrangência internacional) e Enactus Brasil.

A estudante Débora Regianne, que integra o time da UERN, explica que eles foram selecionados com o projeto “Caminhos Sustentáveis”. “Tendo em vista que já temos um projeto em funcionamento que é o Caminhos Dourados, uniremos os dois em combate ao desperdício, além disso temos outras ações que versam sobre todas as ODS”, afirmou Débora, ressaltando que o projeto caminhos sustentáveis não surgiu das necessidades do “Caminhos Dourados”.

“Vimos que há um índice muito grande de desperdício, daí submetemos o projeto ao edital que a Fundação Cargill lançou juntamente com a Enactus Brasil”, comenta a estudante Lígia Maria.

Lígia Maria e Débora Regianne compõem a equipe semifinalista – Foto: Wilson Moreno

Débora detalha as ações planejadas dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: “ODS 1- Erradicação da pobreza: trazer um novo nicho de mercado ainda não visualizado pelos agricultores para ampliar a geração de renda; 2 – Fome: Instituir o dia da Solidariedade, com a distribuição de alimentos, na cooperativa tendo em vista impactar pessoas às margens da sociedade; 3 e 4 versam sobre a saúde, bem-estar e educação de qualidade, nesse sentido iremos levar palestras para a conscientização infantil em escolas públicas, ministradas pelos próprios agricultores, sendo uma forma de empoderamento”.

Integram o time da UERN: Lígia Batista, André Franco, Raphael Dorgano, Melissa Filgueira, Débora Regianne, Angelica Poliana, Jorge Andrade, Tatiane Castro, Lucas Kelton, Kleysson Martins, Jussei Azevedo, Michael Charles, Abner Praxedes e Davi Oliveira. São três professores conselheiros: Vinícius Claudino, Cicilia Maia e Lima Júnior.

Em breve será realizada uma seleção para novos membros.