TEMÁTICA É TRANSFORMADA EM LIVRO POR PROFESSORES E ALUNOS DA FACS

“A bebida alcoólica é a mais vendida no mundo, e o alcoolismo é um grave problema de saúde pública, acometendo 10 a 20% da população mundial e 11,2% dos brasileiros das 107 maiores cidades do país”.

O dado é alarmante e está na introdução do livro Alcoolismo, reais efeitos no organismo e na sociedade, desenvolvido a partir do grupo de extensão Alcoolismo e suas consequências biopsicopatológicas, do Curso de Medicina, da Faculdade de Ciências da Saúde.

A obra foi lançada na noite do dia 27 de outubro, no Auditório Professor Milton Marques de Medeiros, na FACS, e conta com a participação dos professores Francisco Xavier (coordenador), Cléber de Mesquita e João Batista de Sousa, bem como de 10 estudantes da FACS: Alex Soares, Rafael Fernandes, André Valentim, Carlos Abdias, Maria Rachel, Francisco Isaías, Max Breno, Nancy Barreto, Patrícia Kelli e Yanna Darlly.

O magnífico reitor da UERN, professor Milton Marques reforçou, durante o lançamento da obra, que o problema do álcool está presente em todas as camadas sociais. “As consequências do alcoolismo também são variadas. Por ser uma enfermidade presente em toda a sociedade, todas as vezes que alguém se inclina para esse estudo, para prestar um serviço à área, recebe, daqueles que são assistidos, o melhor acatamento. O alcoolista é uma pessoa que sofre porque não é entendido”, frisou o magnífico reitor. “A universidade sente-se agraciada com esse trabalho, e a sociedade também. Queira receber, professor Antônio Leite, como diretor da Faculdade de Medicina, e o professor Francisco Vanderlei Lima, como Pró-reitor de Extensão, e expandido para todos, um reconhecimento e o aplauso por essa iniciativa”, salientou o magnífico reitor.

Segundo o professor-organizador do projeto (que durou de julho de 2008 a julho de 2009), as ações aconteceram em cinco instituições de saúde do município: o Hospital Regional Tarcísio Maia, Hospital Municipal São Camilo de Léllis, Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), Associação dos Alcoólicos Anônimos (AA) e Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). “As doenças mais comuns encontradas nos pacientes foram às relativas ao fígado, como cirrose hepática. Nosso trabalho não teve cunho de pesquisa, foi um trabalho de extensão. Atendemos a um bom número de pessoas nessas instituições”, destacou Francisco Xavier, reforçando que o trabalho teve como alvo a elaboração de propostas de políticas públicas para se ter um melhor combate ao alcoolismo.

De acordo com ele, hoje o álcool é uma das piores mazelas da sociedade. “Podemos encontrar o álcool sendo consumido cada vez mais por jovens e adolescentes. Isso nos preocupa, porque leva à dependência química do jovem. Por ser uma droga legal, não há controle de venda”, destacou o professor.

Ainda durante o evento, a estudante Patrícia Kelli explanou sobre a iniciativa e o Pró-reitor de Extensão, Francisco Vanderlei de Lima entregou os certificados aos integrantes do projeto.