Técnico da CAPES elogia treinamento na UERN

O Vice-Reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Aldo Gondim Fernandes, presidiu na manhã desta terça-feira (06), no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC), no Campus Central, a solenidade de abertura do Treinamento Regional do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que se estenderá até quarta-feira. O curso é destinado aos docentes, Técnicos, discentes de graduação e pós-graduação da UERN e de outras instituições de ensino superior.

Na abertura dos trabalhos, o analista de treinamento do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Ricardo Quintão, disse que o treinamento do Portal da Interface, tem o objetivo de mostrar essa biblioteca científica de periódicos de teses de dissertações, e de outros documentos. O tema de abertura do encontro foi a “ Interface do Portal de Periódicos da CAPES”.

O curso enfocará em dois dias, bases gerais de interfaces gerais e de base específicas de alguma área do conhecimento, abrangendo 16 horas de  carga horária. Em seguida virão os representantes e editores das bases de dados para mostrar a Interface e o conteúdo de cada base de dados diferente, no que seria a segunda fase deste treinamento iniciado nesta terça-feira (06).

O treinamento visa a promoção e o fortalecimento dos programas de pós-graduação no Brasil, com a democratização do acesso online à informação científica internacional de alto nível. Este ano, foram 35 instituições selecionadas dentro de mais de 470.”E não foi por acaso que o Portal de Periódicos escolheu a UERN, porque pode se perceber pelo público participante, pela infraestrutura e pelos programas de pós-graduação que tem sido abertos, e isto dá um reflexo da escolha da instituição para o treinamento”, contou o representante da CAPES.

Esperando que este não seja o único, Ricardo Quintão, aproveitou para dividir com a organização do evento a sua satisfação pela participação de pessoas nesse treinamento, já que existiram outros em que não consegue fechar todas as inscrições, numa determinada instituição e na UERN, percebeu que o interesse foi acima do esperado, ultrapassando as vagas ofertadas.

Ele finalizou dizendo que ao fazer estas colocações, a instituição contará com boas perspectivas para os novos pedidos, para novas inserções, para novos acessos, e isto vai contar de forma positiva para o futuro, e completou parabenizando a organização do evento.

Na ocasião, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, João Maria Soares, falou da expectativa criada na UERN para trazer esse treinamento do Portal de Periódicos. Ele lembrou aos presentes, que a instituição ainda é muito nova em pós-graduação, e que hoje já conta com 12 programas de pós-graduação, 14 cursos, sendo dois de doutorados. E que esse ano, foram enviadas novas propostas de novos cursos para a instituição. “Nas 08 propostas, está incluída uma de doutorado”, disse.

João Maria informou que a instituição UERN tem buscada a consolidação com a sua pós-graduação, com a constatação hoje, de 180 docentes envolvidos em programas de pós-graduação e de 500 estudantes, também de pós-graduação, que são os maiores usuários do Portal de Periódicos.

Segundo ele, a UERN conta ainda com o Programa Institucional de Iniciação Científica, que é composto por estudantes de iniciação tecnológica, científica e por voluntários abrangendo 350 estudantes. E que tem mais 75 docentes nessas propostas de cursos novos. “O que dá pra perceber que nos temos hoje, uma grande demanda , e o Portal de Periódicos vem somar”.

O Diretor do Sistema Integrado de Biblioteca da UERN, Erison Natércio da Costa Torres, agradeceu o apoio da equipe que possibilitou a promoção do treinamento e reforçou o sentimento da necessidade  de explorar ainda mais, essa ferramenta que é o Portal de Periódicos. A assegurou que a biblioteca se encontra à disposição para auxiliar no que for necessário. “Nossos bibliotecários estão à disposição dos alunos para tirar todas as dúvidas em que tenham relação ao Portal de Periódicos”, garantiu.

Lembrou que iniciou esta caminhada com um ciclo em parceria com a UFC, e culminando hoje, com esse treinamento com a equipe dos Periódicos da CAPES. ” Vamos levar adiante, até os programas de pós-graduação, e a graduação de uma maneira geral, cabendo apenas aos seus coordenadores, diretores e chefes de departamentos solicitarem nossos serviços”, destacou Erisson.

O Vice-Reitor Aldo Gondim, que na solenidade estava acompanhado de todo corpo de direção da instituição, Pró-Reitores, Pró-Reitores Adjuntos e Chefes de Departamentos e de dirigentes de campus avançados, inciou parabenizando a equipe comandada por Erison Natércio, na organização do evento, pelo esforço empreendido que garantiu a mobilização de participantes.

Aldo Gondim enfoca, que mesmo diante das dificuldades que a instituição atravessa, um evento como esse, destacado o número de participantes. “Isso reflete todo valor do corpo docente, discente e técnico administrativo da UERN, superando adversidades”, concluiu.

O auditório ficou lotado durante a abertura do evento.