...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Técnico da CAPES elogia treinamento na UERN

O Vice-Reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Aldo Gondim Fernandes, presidiu na manhã desta terça-feira (06), no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC), no Campus Central, a solenidade de abertura do Treinamento Regional do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que se estenderá até quarta-feira. O curso é destinado aos docentes, Técnicos, discentes de graduação e pós-graduação da UERN e de outras instituições de ensino superior.

Na abertura dos trabalhos, o analista de treinamento do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Ricardo Quintão, disse que o treinamento do Portal da Interface, tem o objetivo de mostrar essa biblioteca científica de periódicos de teses de dissertações, e de outros documentos. O tema de abertura do encontro foi a “ Interface do Portal de Periódicos da CAPES”.

O curso enfocará em dois dias, bases gerais de interfaces gerais e de base específicas de alguma área do conhecimento, abrangendo 16 horas de  carga horária. Em seguida virão os representantes e editores das bases de dados para mostrar a Interface e o conteúdo de cada base de dados diferente, no que seria a segunda fase deste treinamento iniciado nesta terça-feira (06).

O treinamento visa a promoção e o fortalecimento dos programas de pós-graduação no Brasil, com a democratização do acesso online à informação científica internacional de alto nível. Este ano, foram 35 instituições selecionadas dentro de mais de 470.”E não foi por acaso que o Portal de Periódicos escolheu a UERN, porque pode se perceber pelo público participante, pela infraestrutura e pelos programas de pós-graduação que tem sido abertos, e isto dá um reflexo da escolha da instituição para o treinamento”, contou o representante da CAPES.

Esperando que este não seja o único, Ricardo Quintão, aproveitou para dividir com a organização do evento a sua satisfação pela participação de pessoas nesse treinamento, já que existiram outros em que não consegue fechar todas as inscrições, numa determinada instituição e na UERN, percebeu que o interesse foi acima do esperado, ultrapassando as vagas ofertadas.

Ele finalizou dizendo que ao fazer estas colocações, a instituição contará com boas perspectivas para os novos pedidos, para novas inserções, para novos acessos, e isto vai contar de forma positiva para o futuro, e completou parabenizando a organização do evento.

Na ocasião, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, João Maria Soares, falou da expectativa criada na UERN para trazer esse treinamento do Portal de Periódicos. Ele lembrou aos presentes, que a instituição ainda é muito nova em pós-graduação, e que hoje já conta com 12 programas de pós-graduação, 14 cursos, sendo dois de doutorados. E que esse ano, foram enviadas novas propostas de novos cursos para a instituição. “Nas 08 propostas, está incluída uma de doutorado”, disse.

João Maria informou que a instituição UERN tem buscada a consolidação com a sua pós-graduação, com a constatação hoje, de 180 docentes envolvidos em programas de pós-graduação e de 500 estudantes, também de pós-graduação, que são os maiores usuários do Portal de Periódicos.

Segundo ele, a UERN conta ainda com o Programa Institucional de Iniciação Científica, que é composto por estudantes de iniciação tecnológica, científica e por voluntários abrangendo 350 estudantes. E que tem mais 75 docentes nessas propostas de cursos novos. “O que dá pra perceber que nos temos hoje, uma grande demanda , e o Portal de Periódicos vem somar”.

O Diretor do Sistema Integrado de Biblioteca da UERN, Erison Natércio da Costa Torres, agradeceu o apoio da equipe que possibilitou a promoção do treinamento e reforçou o sentimento da necessidade  de explorar ainda mais, essa ferramenta que é o Portal de Periódicos. A assegurou que a biblioteca se encontra à disposição para auxiliar no que for necessário. “Nossos bibliotecários estão à disposição dos alunos para tirar todas as dúvidas em que tenham relação ao Portal de Periódicos”, garantiu.

Lembrou que iniciou esta caminhada com um ciclo em parceria com a UFC, e culminando hoje, com esse treinamento com a equipe dos Periódicos da CAPES. ” Vamos levar adiante, até os programas de pós-graduação, e a graduação de uma maneira geral, cabendo apenas aos seus coordenadores, diretores e chefes de departamentos solicitarem nossos serviços”, destacou Erisson.

O Vice-Reitor Aldo Gondim, que na solenidade estava acompanhado de todo corpo de direção da instituição, Pró-Reitores, Pró-Reitores Adjuntos e Chefes de Departamentos e de dirigentes de campus avançados, inciou parabenizando a equipe comandada por Erison Natércio, na organização do evento, pelo esforço empreendido que garantiu a mobilização de participantes.

Aldo Gondim enfoca, que mesmo diante das dificuldades que a instituição atravessa, um evento como esse, destacado o número de participantes. “Isso reflete todo valor do corpo docente, discente e técnico administrativo da UERN, superando adversidades”, concluiu.

O auditório ficou lotado durante a abertura do evento.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support