SVO realiza mais de 170 procedimentos em dois anos

Em quase dois anos de funcionamento, o Sistema de Verificação de Óbitos (SVO), instalado na Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), realizou mais de 176 procedimentos. O SVO é fruto de uma parceria entre a Universidade, a Prefeitura de Mossoró e o Ministério da Saúde, e tem como objetivo investigar causas de mortes desconhecidas ou duvidosas em Mossoró e em mais de 60 municípios.

No ano de abertura do órgão, em 2016, na FACS foram realizados 36 procedimentos. No ano seguinte, houve um crescimento, totalizando 90 procedimentos. “Neste ano, já estamos em 50 procedimentos”, informa o diretor da FACS, Fausto Pierdoná Guzen.

O diretor informa que nesta semana foi assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a direção do SVO e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para otimizar o trabalho desenvolvido no órgão. Conforme o Termo, o SAMU encaminhará ao SVO todos os casos de óbito onde a causa da morte é indefinida.

O SVO está instalado na FACS/UERN desde 24 de maio de 2016 e tem profissionais da área da Saúde da Prefeitura de Mossoró. Além de prestar relevante serviço à população de Mossoró e região, o órgão fortalece o ensino de graduação, especialmente dos cursos de Medicina, Enfermagem, Ciências Biológicas e Serviço Social, além de ser um campo de pesquisa e qualificação.