...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Subjetividade abordada por Foucault é tema de aula aberta na Uern Pau dos Ferros

O Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (Plandites), o Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) e o curso de Educação Física da Uern Pau dos Ferros promoverão uma aula aberta sobre “Subjetivação, Estética da Existência e Amizade em Michel Foucault”. A atividade será dia 8 de dezembro, às 10h, com transmissão pelo YouTube do Plandites.

A aula aberta terá como convidado o professor Sandoval Villaverde Monteiro, doutor em Educação Física/Estudos do Lazer pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pós-doutor pela Universidade do Minho, em Portugal.

A intenção é abordar algumas questões suscitadas pela produção teórica tardia de Foucault, a chamada fase da ética, especialmente explorando o cuidado de si e os processos de subjetivação coletiva (amizade) como bases para uma possível atualização da antiga estética da existência. Trata-se de pensar novas formas de subjetividade capazes de oferecer um contraponto aos poderes subjetivantes contemporâneos, às quais estejam pautadas em parâmetros éticos e critérios de estilo, abertas à inventividade, à criatividade e à experimentação.

O evento é voltado para alunos de graduação, pós-graduação e demais interessados na temática. A iniciativa é uma atividade da disciplina Território do Semiárido, ministrada no Plandites pelo prof. Dr. Bertulino José de Souza.

Os interessados podem fazer suas inscrições até dia 7 de dezembro, através deste link.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support