...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Startup de docentes da Uern é selecionada em chamada pública da Fiocruz

A Sol – Soluções Inteligentes para o Processo de Enfermagem, startup formada por docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), classificou-se na chamada pública da “Hackatona: inovação digital na comunicação em saúde para o enfrentamento da Covid-19 e suas consequências”.

Fruto de um convênio celebrado entre a Fiocruz, a Fundação de Apoio à Fiocruz (Fiotec) e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF), a chamada teve 17 equipes concorrentes, sendo apenas oito selecionadas.

“Houve participação de pessoas de todo o País, e nós fomos uma das oito equipes selecionadas para desenvolver uma solução inovadora para o enfrentamento da Covid-19 no território do Distrito Federal que poderá ser replicado nacionalmente”, explicou a professora Maura Vanessa Sobreira, integrante da Sol.

Além dela, participam da startup outras três professoras doutoras do Departamento de Enfermagem do Campus Caicó. São elas: Jessica Tinôco, Jessica Naiara e Antônia Liria. Nessa chamada pública, elas contaram ainda com a atuação do professor Sebastião Alves, do Departamento de Informática da Uern.

Os projetos aprovados para a segunda fase serão incubados no Colaboratório de Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade da Fiocruz Brasília, em parceria com a Assessoria de Comunicação da unidade.

Na fase 2, as equipes terão três meses para desenvolver protótipos das inovações propostas. Está previsto um montante de R$ 250 mil para o pagamento de bolsas às equipes e demais custos alinhados ao desenvolvimento das propostas. As duas últimas etapas da Hackatona consistem na incorporação, implementação e acompanhamento das soluções digitais em sua efetiva utilização no DF.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support