...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Sociólogo Boaventura de Sousa Santos fará conferência na Assembleia Universitária da UERN

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) comemora 52 anos de criação no próximo dia 28 de setembro, data marcada tradicionalmente com a solene Assembleia Universitária. Com todos os cuidados que a instituição tem tomado desde o início da pandemia, a organização dos festejos de aniversário decidiu realizar a Assembleia de forma online, com transmissão ao vivo pelos canais do Youtube e Facebook da Instituição, e pelo Canal 23.1 da TCM Telecom. A solenidade começará às 19h, sendo presidida pelo reitor Pedro Fernandes.
O sociólogo português Boaventura de Sousa Santos fará a conferência de encerramento da assembleia, de forma virtual. Boaventura foi agraciado pela UERN com o título de Doutor Honoris Causa, em 2018, mas não pôde estar presente à solenidade. Ao confirmar sua conferência na Assembleia deste ano, destacou a alegria pela homenagem conferida pela Universidade. “É para mim uma grande honra ser Doutor Honoris Causa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Espero ansiosamente o momento em que possa visitar a Universidade para o aceitar presencialmente, o que certamente só poderá ocorrer em 2021. Agradeço-vos muito o convite para participar na 52ª Assembleia Universitária da UERN que aceito com gosto”, afirmou.
Boaventura de Sousa Santos é diretor emérito do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e coordenador científico do Observatório Permanente da Justiça Portuguesa. De 2011 a 2016, dirigiu o projeto de investigação ALICE – Espelhos estranhos, lições imprevistas: definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências no mundo.
Tem escrito e publicado extensivamente nas áreas de sociologia do direito, sociologia política, epistemologia, estudos pós-coloniais, e sobre os temas dos movimentos sociais, globalização, democracia participativa, reforma do Estado, direitos humanos, com trabalho de campo realizado em Portugal, Brasil, Colômbia, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Bolívia e Equador. Os seus trabalhos encontram-se traduzidos em espanhol, inglês, italiano, francês, alemão, chinês, romeno e dinamarquês.
Na assembleia deste ano, a universidade prestará homenagem ao professor e pesquisador da instituição, Luiz Di Souza, que morreu vítima da contaminação pelo novo coronavírus. Ele será agraciado com o título de Doutor Honoris Causa, maior honraria conferida pela universidade, através do Conselho Universitário (CONSUNI).
Além dele, será homenageados também a técnica-administrativa da Uern, Francinilda Honorato dos Santos, com o Diploma do Mérito Administrativo, o professor aposentado da Uern e advogado, Paulo Afonso Linhares, com o título de Professor Emérito, e o professor José Bezerra de Assis, com o título de Professor Honoris Causa.
Na mesma solenidade, serão homenageados com a medalha da abolição, professores e pesquisadores da universidade que atuaram em ações de enfrentamento à pandemia, e profissionais da área de saúde que faleceram, vítima do novo coronavírus, enquanto atuavam na linha de frente em hospitais e unidades de saúde. Os homenageados são os professores Fabiano Rodrigues Maximino, Lucídio Cleberson de Oliveira, e Anne Gabriella Dias Santos Caldeira. O médico Élio César Marson, o técnico de enfermagem, Luiz Alves de Brito, a enfermeira, Jane Eire de Morais, e o estudante de Medicina, Vital Avelino Maia Neto, serão os homenageados postumamente.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support