“Socializando o Direito” realiza mais um encontro com estudantes de escola pública estadual

O “Socializando o Direito”, projeto de extensão do curso de Direito, realizou nesta sexta-feira, 10, uma palestra na Escola Estadual Francisco Antônio Medeiros sobre “As práticas de ciberbullying e assédio e as implicações no ambiente escolar”.

As explanações foram proferidas pelos alunos que são extensionistas no projeto, sob o acompanhamento e orientação da professora Socorro Diógenes. Ela diz que as escolas, muitas vezes propõem o tema a ser trabalhado, por conta da realidade que cada uma vive. “Nessa escola de hoje, a pedido da coordenação, tratamos sobre o bullying e o ciberbullying, o que são, as práticas, as consequências para as vítimas e agressores e ainda falamos um pouco sobre o papel da escola. Como ela pode se posicionar para evitar que isso aconteça com mais frequência no ambiente escolar”.

Coordenadora pedagógica da escola, Sandra Barros afirma a necessidade e fala sobre a complexidade do tema e que a UERN é importante parceira. “O tema é complexo e nós o vivenciamos em nossos espaços. Há problemas com alunos que ficam tímidos por comportamentos inadequados dos colegas, muitas vezes ferem a imagem do outro, a conduta. Eu atendo alunos nessas e em outras situações. Por conta disso solicitamos que o projeto viesse até aqui para abrir debate, reflexões e conscientizações. A UERN tem sido de fundamental relevância. Essa proximidade da Universidade com a escola só vem a nos fortalecer”.

A aluna Laura Beatriz Barros, do 1º período de Direito, participa pela primeira vez do projeto e diz que os jovens têm recebido bem e são participativos. “Tenho acompanhado informações sobre as outras edições e hoje aqui percebo eles recebendo tudo de forma positiva e participando, até porque os assuntos são atuais, chamam a atenção e inclusive são recorrentes em provas do ENEM”.

Também participando pela primeira vez, a estudante do 2º ano do Ensino Médio Ingrid Silva achou o momento importante e diz que já sofreu bullying por ser magra e ter o cabelo com cachos. “Acho importante tratar esses assuntos nas escolas, pois muitas vezes a gente não faz o bullying, mas o reforça. Dizem “amarre esse cabelo!”. Muitas vezes cheguei em casa chorando por não aceitarem meu cabelo. Ainda sofro preconceito, mas não aliso ele de jeito nenhum”.

Desenvolvido pelo Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FAD/UERN), o projeto “Socializando o Direito” tem o objetivo de levar o conhecimento jurídico e noções sobre o direito à população, com ênfase em estudantes de escolas da rede pública.